Casa Created with Sketch.

13 dicas de como aplicar o Feng Shui no home office

Saiba o que fazer e o que não fazer para transformar o seu escritório de acordo com a prática milenar chinesa:

Aplicando o Feng Shui no Home Office

 (Ken Tomita/Pexels)

Você com certeza já ouviu falar de Feng Shui. Mas você realmente sabe do que se trata e como aplicá-lo? Se não, fica com a gente que – prometemos – até o fim desta matéria, você vai descobrir.

O Feng Shui é uma prática milenar chinesa que busca nos ajudar a manter o equilíbrio e a harmonia em nossa volta e dentro de nós mesmos. Basicamente, o sistema propõe que você olhe o seu entorno como um estilo de vida, de maneira a perceber o que vibra ao seu favor. E, ao mudar algo à sua volta, também muda algo dentro de você.

Um mapa de centro de energias de residência e cômodos, o Baguá pode ajudar a entender melhor como planejar a decoração da nossa casa. Ele é um octógono dividido em nove segmentos que influenciam sua vida, como mostra a imagem:

Mandala do Feng Shui

 (Silvana Ochialini/Casa.com.br)

Você pode analisar o mapa de acordo com a rosa dos ventos (com a área do trabalho posicionada ao Norte) ou posicionar a mesma área na entrada da casa e de cada um dos ambientes. Com isso, vai ser mais fácil de entender como a residência funciona e quais as melhores escolhas de cores, formas e iluminação para o seu projeto.

É importante saber, também, que a energia (no Feng Shui, chamada de chi) é influenciada pelos objetos colocados em cada área da decoração. Enquanto alguns itens vão impedir que o chi circule livremente, outros beneficiarão o movimento.

Harmonizando o home office com o Feng Shui

 (Mikey Harris/Unsplash)

Falamos mais sobre alguns princípios do Feng Shui fáceis de seguir em uma casa moderna aqui nesta matéria.

Por que aplicar Feng Shui no home office?

Neste último ano, o home office se tornou um dos ambientes mais importantes da casa. Isso porque, devido à pandemia, passamos a trabalhar remotamente, o que tornou necessário um espaço dedicado ao ofício.

Home Office e Feng Shui

 (Collov Home Design/Unsplash)

E não que precisemos falar, mas, depois de tudo que vivemos, é essencial olhar para a casa com a perspectiva de bem-estar. No home office, ela é super bem vinda. Afinal, estamos falando de um espaço que requer muita energia criativa e que pode se beneficiar de uma certa harmonia.

Veja também

Por isso, não se acanhe: é hora de transformar o escritório de acordo com o Feng Shui e aumentar, inclusive, a produtividade.

Organização e Feng Shui na mesa de trabalho

A palavra de ordem da decoração de um escritório pautado pelo Feng Shui é organização. Pode dar adeus aos papéis e post its soltos na bancada ou fios emaranhados atrás do computador.

Dicas de como usar o Feng Shui no home office

 (Hutomo Abrianto/Unsplash)

Além disso, prateleiras cheias e objetos trincados ou quebrados remetem à sobrecarga e bagunça interna – e o que queremos é o contrário. Então, se o seu cantinho de trabalho se encontra neste estado, talvez seja uma boa hora para faxina e descarte consciente. Nada de energia parada, viu?

No Feng Shui para escritório, também vale exibir troféus, medalhas, diplomas e certificados para captar a energia de prosperidade. E, caso você tenha uma marca, ter o logo à vista pode ser estimulante no dia a dia.

Deixe à mão tudo que for útil, mas de maneira setorizada: garrafa de água (a limpe todos os dias), agenda e planner, canetas, carregadores e cesto de lixo (lembre de limpá-lo ao fim de cada dia).

Home office decorado com as técnicas do feng shui

 (Arnel Hasanovic/Unsplash)

O ideal é que a iluminação seja natural – atenção ao computador: a tela deve estar na direção da janela, para que não haja conflito entre as luzes. À noite, opte por pontos de luz espalhados pelo ambiente, que auxiliam equilíbrio entre luz e sombra.

Quanto à cadeira, o tamanho do encosto deve ser proporcional à posição que se ocupa dentro da empresa. (Mas atenção – conforto e ergonomia sempre vêm em primeiro lugar!).

Feng Shui e Home Office

 (Roberto Nickson/Unsplash)

Por último, mas não menos importante: plantas são sempre bem vindas. Elas ajudam a energizar o ambiente e a limpar o ar. Pedras e cristais não ficam para trás e são ótimos amigos para aqueles dias de tensão – ou de reuniões infinitas. Banhe-os ao sol da manhã por 30 minutos e os segure em momentos de estresse.

Aprenda o que não fazer no seu home office

De acordo com o Feng Shui, o ideal é que, no escritório, você não fique de costas para a porta. Isso porque, dessa forma, a energia pode fluir por trás e atrair golpes e traições na carreira.

Além disso, barulhos podem chamar a nossa atenção, fazendo com que a posição de costas para a porta traga dispersão e vulnerabilidade. Também não é indicado sentar-se exatamente de frente à passagem, pois a exposição direta traz fadiga e desgaste.

O que não fazer no seu home office

 (Vlada Karpovich/Pexels)

Outro ponto a se fugir é usar o mesmo espaço para trabalho, lazer e descanso. Os especialistas consideram inapropriada a prática de trabalhar no quarto, por exemplo. Trabalhar na cama (a gente sabe que vocês fazem isso), então, nem se fala! Ao se misturar os canais, você não consegue se desconectar nem de uma nem de outra tarefa.

Para aumentar ainda mais a produtividade, certifique-se de que não há imagens ou objetos que representem negatividade para você por perto e elimine os sons distrativos, como o da TV.

E aí, pronto (a) para transformar seu home office com o Feng Shui?

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.