Continua após publicidade

Estúdio cria projetos de decór para quem volta a morar na casa dos pais

Focado nas pessoas que passaram uma temporada em outro país ou estado e depois voltaram para casa dos pais

Por Mariana Bruno
Atualizado em 1 dez 2022, 09h30 - Publicado em 29 jul 2016, 16h41

gif-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais

Imagina a cena: você se mudou da casa dos pais para estudar fora, trabalhar em outra cidade, por conta de um relacionamento ou simplesmente pela independência pessoal. A vida acontece e você se vê de malas feitas, a caminho da casa onde passou boa parte de seus anos. Quando chega lá, descobre que o seu antigo quarto foi transformado em um escritório, ateliê ou academia. Pode ser também que o seu espaço esteja ocupado por um parente ou até mesmo estudante de intercâmbio. E agora?

01-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais

É então que entra em cena o Enorme Studio, escritório espanhol e seu projeto Home Back Home, uma plataforma que analisa, monitora e cria tratamentos para esse tipo de situações em casa. “’Desemancipar’ não significa necessariamente uma perda total de independência, mas manter uma certa autonomia pode envolver um esforço na negociação e o estabelecimento de determinados acordos. Home Back Home propõe projetar e construir protótipos físicos que podem se tornar uma representação de alguns desses acordos como resultado de um processo de diálogo por meio de operações de remasterização do mobiliário”, a equipe explica em sua página oficial.

Continua após a publicidade

02-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais

Neste ano, o protótipo mais recente contou com a parceria da Ikea España e foi elaborado com base na personagem fictícia Ana, que se mudou para a sala de estar da casa que os irmãos mais novos dividem. Para solucionar o impasse de forma confortável para todos os envolvidos, o estúdio aconselha um layout multifuncional, com o escritório ocupando a extremidade do ambiente. Construídas para o espaço, duas estruturas principais ocuapm o centro da sala: ao lado do escritório, uma cama de solteiro leva uma cobertura de madeira com duas ‘portas’ no topo, que permitem que ela fique fechada enquanto não é utilizada. Com a mesma madeira, a segunda estrutura é composta por diversos branquinhos que, juntos, formam uma plataforma de dois níveis que serve de sofá, apoio, mesa lateral e sapateira. Do outro lado, poltrona e televisão completam a sala. Confira mais imagens abaixo:

03-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais 04-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais 05-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais 06-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais 07-estudio-projeta-para-quem-volta-para-casa-pais

Publicidade