Este parque flutuante é feito com materiais reciclados (e incrível!)
O projeto retira lixo dos oceanos para transformá-los em módulos flutuantes que servem de base para pequenos jardins
O que você diria se visse um parque flutuante, nos rios de Rotterdam? Com certeza, ficaria intrigado e muito interessado, certo? Pois bem, essa é mesmo a ideia. A organização Recycled Island Foundation desenvolveu um novo projeto em que todo o lixo retirado dos rios e oceanos é reutilizado para a criação de pequenos parques que flutuam.
O primeiro protótipo já está aberto ao público e é criado 100% com materiais plásticos retirados dos rios e dos portos locais. Com essa matéria-prima, a empresa desenvolve pequenos módulos hexagonais que servem de base para os mini-jardins. Além de ser uma forma de dar vida útil para o desperdício de plástico, os pequenos módulos também ajudam na manutenção da micro e macro fauna local, já que incentiva o crescimento de musgos e peixes, por exemplo.
Para conseguir angariar esse material, a organização desenvolveu ‘armadilhas de lixo’, que ficam localizadas em pontos estratégicos dos rios locais, acumulando os detritos que são jogados ali. Cada armadilha foi monitorada por um ano e meio, e o plástico fica preso ali dentro por causa da própria corrente do rio, que leva esse material na direção em que as engenhocas estão posicionadas.
Siga Casa.com.br no Instagram