Espaços do aconchego: crie ambientes para relaxar em sua residência

Muito além da estética, é importante que o ambiente atenda às necessidades particulares dos futuros moradores e se torne um espaço acolhedor

Por Redação Atualizado em 25 jun 2022, 22h28 - Publicado em 22 jun 2022, 19h00
Cantinho de sala com sofá, luminária, mesinha lateral e planta
Projeto do Studio AG Arquitetura Fran Parente/Casa.com.br

O lar é o lugar de descanso, o refúgio de uma rotina corrida e exaustiva, além de ser o espaço que nos oferece momentos prazerosos e especiais, sejam eles sozinhos ou em família. Ou pelo menos deveria ser assim. Porém, para que a residência seja um local que proporcione uma melhora na qualidade de vida e bem-estar, é preciso ter espaços agradáveis e bem projetados. 

Espaço de descanso com poltrona, armário suspenso e mesa lateral.
Projeto de Marina Carvalho Evelyn Müller/Casa.com.br

“Todos nós precisamos daquele cantinho da casa para se aconchegar, se sentir em paz e recarregar as energias. Esse lugar pode ser a sala, um ambiente para leitura ou local para praticar hobbies. Ter momentos em locais como estes fazem total diferença na arquitetura de interiores”, enfatiza a arquiteta Marina Carvalho, à frente do escritório que leva seu nome.

Confira abaixo como transformar um cantinho do imóvel em um ambiente para relaxar:

Mini Bar 

Sala de jantar com buffet em madeira, com bebidas dispostas em frente a uma parede espelhada
Projeto de Beta Arquitetura Denilson Machado/Casa.com.br

Ter um minibar em casa é uma ótima opção para quem gosta de reunir convidados ou apenas ter uma coleção de bebidas. Esse pequeno espaço vem ganhando cada vez mais importância nos lares brasileiros, por ser prático, funcional e agradável. Além de que, ele pode acrescentar sofisticação e modernidade na residência. 

O café nosso de cada dia

Minibar com um balcão e armário em madeira.
Projeto de Marina Carvalho Evelyn Müller/Casa.com.br

Uma das maiores paixões do brasileiro é o famoso cafezinho. Não à toa, cada vez mais ele tem se destacado na decoração de interiores. Dividindo o espaço com o frigobar, o pequeno terraço desse projeto executado pela arquiteta Marina Carvalho revela marcenaria bem planejada, pensada para deixar o local mais prático e organizado. 

Carrinho de chá com máquina de café e xícaras
Pinterest/Reprodução
Continua após a publicidade

“Vale lembrar que é muito importante prever os pontos de elétrica para o abastecimento dos equipamentos. Também não abro mão de uma marcenaria para dispor os acessórios que acompanham o momento”, ressalta.

Muito mais que uma simples varanda

Varanda gourmet
Projeto do Studio Livia Amendola Produção visual: Estudio Cabe/Fotos: Raiana Medina/Casa.com.br

A varanda também pode ser adaptada para outras finalidades. Como esse ambiente está cada vez maior  nos novos empreendimentos, acaba assumindo novas funções nos projetos residenciais, podendo se tornar um espaço gourmet, extensão da sala de estar, sala de jantar e home office, entre outras possibilidades. 

Área de descanso com sofá, mesa e plantas.
Projeto de Marina Carvalho Evelyn Müller/Casa.com.br

“Tudo depende do tamanho do espaço e do estilo de vida do morador”, avalia a arquiteta. No projeto de reforma desse apartamento, ela modificou totalmente a varanda ao criar um ponto de encontro delicioso para a família com a inclusão de cobertura composta por metal e vidro. 

Cantinho de leitura

Ambiente de descanso com uma poltrona virada para uma janela de vidro.
Projeto de Marina Carvalho Evelyn Müller/Casa.com.br

Projetar um ambiente reservado para leitura, onde o morador pode se sentar, ler um bom livro e se desligar do mundo, é uma missão muito especial. Neste apartamento, Marina aproveitou um espaço desperdiçado na área social e o transformou num recanto de leitura. 

“Como o bar está perto desse pequeno ambiente, os moradores também podem se esparramar na poltrona, esticar os pés no pufe, e tomar um drink para relaxar. Isso mostra que cada um pode utilizar o espaço como desejar”, finaliza. 

Continua após a publicidade

Publicidade