Espaço de coworking revitaliza antigo banco em Montreal
Abandonado em 2010, o banco Royal Bank Tower já foi considerado o prédio mais alto do Canadá e hoje abriga o Crew Collective
Anteriormente considerado o prédio mais alto do Canadá, o banco Royal Bank Tower foi construído em 1928 em Montreal, no Canadá, mas foi abandonado em 2010.
Vazio até pouco tempo atrás, o banco neoclássico de 1115 metros quadrados foi revitalizado e adaptado pelo arquiteto Henri Cleinge, que transformou o piso térreo no mais novo espaço de coworking da cidade, o Crew Collective.
Ali, o contraste entre o velho e o novo é o grande destaque o espaço e oferece um local inédito com escritório compartilhado e café.
Do projeto original, o piso de mármore e o teto de 15 metros de altura foram restaurados, assim como os acessórios de metal e de iluminação.
“Nós queríamos criar uma intervenção discreta sem dominar a concha existente. Foi muito importante estabelecer um equilíbrio fino entre o velho e o novo. O velho teve que permanecer como principal característica sem comprometer o novo”, o arquiteto contou ao site The Spaces, que publicou o projeto.
Dessa forma, o mobiliário do espaço aproveitou estruturas já existentes, como os balcões que hoje servem os visitantes do café.
Para dividir os ambientes sem interferir na base arquitetônica que confere muita personalidade ao local, divisórias douradas e de vidro foram instaladas, valorizando o antigo e criando diferentes áreas de trabalho.
“O vidro é um elemento importante porque é discrete e moderno, mas, com a transparência, todos os elementos antigos e novos ficam expostos”, Cleinge completou.
Fonte: The Spaces.