Da cozinha industrial ao Salão Oval: veja os espaços de House of Cards

Conheça os ambientes em que Frank e Claire Underwood bolam estratégias para derrubar políticos e conquistar seus objetivos

Por Marcela Gava Atualizado em 19 jan 2017, 15h57 - Publicado em 11 out 2016, 18h30

O casal Underwood, do seriado House of Cards, talvez seja o par romântico mais manipulador e oportunista de todo o catálogo da Netflix. A série retrata a trajetória do democrata Frank Underwood (Kevin Spacey) na política e sua busca desenfreada por altos cargos no governo dos Estados Unidos. A ambição por prestígio fica completa com a parceria da esposa Claire (Robin Wright), empresária bem-sucedida que também é atraída por poder.

Ao longo de quatro temporadas, o espectador acompanha não só a ascensão do casal, mas também a mudança dos espaços em que reside graças à “promoção” política de Frank. Ambientes repletos de elegância, móveis clássicos e acessórios modernos marcam os refúgios onde, ao final do dia, a dupla descansa após cultivar algumas inimizades.

De portas abertas, entre e conheça o apartamento do poderoso casal. Aproveite e participe do open house de Claire e Frank na Casa Branca – só tenha cuidado para não tropeçar em nenhum spoiler no caminho.

gif 01-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

O lar da família Underwood

gif 02-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Na primeira temporada, Frank e Claire habitam um espaçoso apartamento triplex. O interior da residência possui uma decoração que mistura elementos tradicionais e sofisticados, sem ostentar. O espaço é ideal para receber políticos, reunir profissionais para trabalhar em uma campanha ou apenas fumar um cigarro na janela após um dia maçante de trabalho.

A sala do whisky

00-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

O conjunto de sofá com duas poltronas em tecido metalizado define o estilo clássico que domina a sala de estar.

01-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Janelas grandes, móveis de madeira escura, relógio de pêndulo e arandela rústica também fazem parte do ambiente onde Frank costuma tomar uns drinks com as visitas.

Banquete fino

02-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

O décor ganha um aspecto mais vitoriano na sala de jantar. A mesa central, decorada com castiçais, é iluminada por um lustre bem tradicional. No canto, uma cristaleira de madeira se integra perfeitamente com a cômoda situada no lado oposto. Repleto de gavetas para armazenar itens de cozinha, esse móvel também possui uma superfície de tamanho ideal para, no caso, receber um jogo de chá e café em prata. É na janela desse cômodo que a dupla se reúne na calada da noite para fumar um cigarro, beber um vinho e, claro, conspirar contra inimigos.

Cozinha industrial

03-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Cores neutras predominam na cozinha da residência Underwood, com azulejos brancos acima do fogão e tampos escuros na superfície dos armários. Na mesma paleta de cores há ainda uma ilha central destinada ao preparo rápido de lanches e alimentos. A essência industrial fica a cargo dos acessórios metálicos, como as luminárias tipo pendente, a geladeira, o fogão, as banquetas e até a chaleira. Diferente de outros ambientes da casa, é um espaço que evoca o moderno e o urbano.

Quarto do casal

04-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Situado no primeiro andar, o móvel central do quarto de Frank e Claire é uma suntuosa cama em que os travesseiros, almofadas e cobertas, impecavelmente arrumadas, transmitem a sensação de conforto. No pé, uma calçadeira de couro refina o ambiente. A presença de uma estante repleta de livros aponta o lado intelectual do casal e, acima, três fotos emolduradas demonstra o interesse por fotografia.

05-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Uma penteadeira minimalista com doses contemporâneas (vide o espelho que a acompanha) também compõe a decoração do quarto.

A residência oficial

Continua após a publicidade

gif 03-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Frank e Claire Underwood chamam a Casa Branca de lar desde a terceira temporada de House of Cards. Após muita manipulação, e sem receber nenhum voto, o político chega ao posto tão desejado: a presidência. Na residência oficial, a elegância e o bom gosto do casal se mantém nos ambientes, mas com grandes mudanças não só no décor, como também na disposição dos espaços. Aqui, por exemplo, cada um tem o seu quarto. Em entrevista ao Architectural Digest, o diretor de arte Steve Arnold disse que para criar a residência oficial foi necessário acessar arquivos de fotos e outros materiais já que não é possível visitar os espaços privativos da Casa Branca.

O quarto de Claire

06-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor 07-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

No quarto da primeira-dama, fazem parte da composição do local cama de cabeceira estofada, poltronas estampadas com arranjos de flores e estante de ferro. A cor azul predomina no ambiente: está nas paredes e nos detalhes do sofá. Mas, tratando-se de Claire, não dá para saber se a escolha dessas cores representa harmonia ou frieza. 

O quarto de Frank

08-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

O primeiro elemento que se nota no dormitório presidencial é justamente uma cama com estrutura que lembra um suporte para dossel. Sinônimo de requinte, o objeto é conhecido por ornamentar o quarto de reis e rainhas da antiguidade. Perto do sofá azul que substitui a calçadeira, uma mesa comporta um tabuleiro de xadrez, jogo clássico dos estrategistas. Parece que o dormitório é bem a cara do seu dono!

Escritório da Claire

09-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Há uma mistura de padrões e estampas neste ambiente, que é o novo espaço de trabalho de Claire.  Aqui, o piso preto e branco, o sofá de listras, os quadros coloridos com motivos de natureza e o tapete persa neutro resultam em uma miscelânea chic e superfuncional!

Banheiro elegante

10-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Predominantemente branco, o banheiro de casal possui duas pias, cada uma disposta de um lado do ambiente. Ao fundo, impera uma banheira vitoriana com design mais sofisticado – uma ótima opção de relaxamento após tentar emplacar um plano novo plano econômico.

Sala de estar da presidência

11-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

No amplo e luxoso espaço destinado à socialização, um lustre de cristal se destaca no teto. Móveis nobres, paleta de cores neutra e cortina com tecido fino assumem a estética clássica e traçam a seriedade do ambiente.

Salão Oval

12-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

Historicamente, cada presidente dos Estados Unidos decora o gabinete de acordo com os seus gostos. A disposição dos móveis do ambiente criado pelo presidente fictício Frank Underwood é muito próximo à sua versão original, atualmente ocupada pelo presidente Barack Obama. Apesar dos tons diferentes no mobiliário e nas paredes, o grande tapete oval e a estética dos sofás se assemelham na ficção e na realidade.

13-especial-decoracao-series-netflix-house-of-cards-decor

 

Gostou do décor de House of Cards? Confira no My Domaine algumas das peças presentes no seriado que estão à venda em lojas de decoração.

Continua após a publicidade

Publicidade