Casa Created with Sketch.

Conheça a nova sede geek do Buscapé em Alphaville

O universo nerd e geek está representado em cada canto, com decorações que vão de Harry Potter a Vingadores, passando por Dragon Ball e Breaking Bad

exame-novo-title

 (/)

Há poucos meses, o Buscapé Company trocou o seu escritório na Av. Paulista por um prédio em Alphaville, próximo a São Paulo. A companhia aproveitou a mudança para transformar completamente o seu ambiente de trabalho. Para deixar o lugar com a cara dos funcionários, as salas de reunião são todas temáticas. Como não poderia deixar de ser em uma empresa de tecnologia, o universo nerd e geek está representado em cada canto, com decorações que vão de Harry Potter a Vingadores, passando por Dragon Ball e Breaking Bad. A empresa de comparação de preços precisava de espaço para crescer. Além disso, a mudança também foi uma forma de economizar com aluguel. Dessa forma, reinvestiu nos funcionários, com benefícios como aulas de inglês, espaço de convivência com instrumentos musicais, sala de descompressão e um terraço para happy hour. Confira nas imagens a nova sede geek do Buscapé.

01-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Quando o Buscapé decidiu se mudar para uma nova sede, o departamento de Recursos Humanos começou a investigar o que os funcionários desejavam para o novo local. A diretora Claudia Palaikis fez diversas pesquisas de clima e de personalidade dos funcionários e criou 3 comitês para planejar como seria o novo local. “Nós queríamos mostrar que o Buscapé também pode ter a sua cara”, disse. Logo no início, os diretores já sabiam que o tema seria geek ou nerd. “Ao andar pelas mesas das pessoas, era possível ver bonecos, pôsteres e miniaturas de personagens de filmes, livros ou séries de televisão”, afirmou. Na foto, toy arts de um colaborador da empresa.

02-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Dentro do universo geek, há muitas referências, filmes, personagens ou livros. Para definir quais seriam os temas das salas de reunião ou trabalho, a empresa fez um concurso interno. “Quando o funcionário olha para uma sala que ajudou a escolher, ele se sente mais parte da companhia”, afirmou Sandoval Martins, CEO da empresa. Quase todos os universos foram representados de alguma forma em alguma das salas de reunião ou de descanso.

03-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Ao comunicar os funcionários da ida para uma nova sede, a empresa anunciou que estavam construindo um novo império. Dessa vez, a mudança não era para o lado negro da força, mas sim para Alphaville, em Barueri, cidade próxima a São Paulo. O departamento de Recursos Humanos distribuiu brindes como um copo de Star Wars, os e-mails corporativos eram escritos no formato do famoso letreiro dos filmes da série e até contrataram personagens para participarem, fantasiados, do primeiro café da manhã no novo local. O tema Star Wars também está presente nessa sala de reuniões.

04-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Com frascos pendurados no teto e um macacão amarelo, fãs de Breaking Bad escolheram a decoração dessa sala de reuniões. Aqui, a química é outra: o RH precisava se certificar que os funcionários se sentissem à vontade no novo local. A empresa reuniu diversas ideias de outras sedes de empresas, mas no fim optou por fazer algo próprio. “Copiar o que vem de fora não iria funcionar aqui”, afirmou Claudia Palaikis, diretora de RH.

05-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

A mudança ocorreu principalmente por dois motivos, afirmou Sandoval Martins, CEO da empresa. O primeiro foi a perspectiva de crescimento no futuro – o escritório anterior já não acomodava os seus planos. O segundo motivo foi o corte de custos. Ainda que o escritório atual seja bem maior que o anterior, o valor do aluguel na região da Av. Paulista, no centro da capital, era muito caro. Além disso, a tributação das duas cidades é medida de forma diferente. “Para uma empresa de internet, esse valor não fazia sentido”, afirmou o presidente. “O corte nos custos pode ser revertido em investimentos”. 

06-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Outra preocupação com a mudança foi oferecer meios de transporte alternativos.  O escritório anterior, na Av. Paulista, era próximo a estações de metrô e de ônibus. Com a ida para Alphaville, a empresa de comparação de preços passou a oferecer vans fretadas para atender os colaboradores. A temática dessa sala de reunião é Dragon Ball – até as esferas do dragão estão reunidas na mesa.

07-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

A reforma e a mudança para o novo local ocorreram em apenas duas semanas. Toda a pintura e decoração das salas, instalação de equipamentos e máquinas de café foram colocadas no lugar em tempo recorde. A sala de reuniões 32 bits é inspirada no jogo do personagem Mário.

08-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Esta é a única sala mais séria e sem referências nerds. É usada pelos executivos para conversar com parceiros, clientes e os investidores da Naspers, grupo de mídia sul-africano que comprou o controle da brasileira em 2009.

09-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Com 300 colaboradores, há espaço para até 450 pessoas. Mais do que expandir o espaço, a empresa buscou usar a mudança para a nova sede como forma de fazer com que as pessoas se sentissem mais participantes. Por isso, cada um ganhou um boneco com uma caricatura personalizada, para poder decorar a sua mesa.

10-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

O espaço de trabalho não tem paredes separando as equipes. Isso porque uma das principais preocupações de Sandoval Martins, ao assumir o cargo de CEO, era reduzir a distância hierárquica entre os funcionários e fortalecer as equipes.

11-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

A sala de desenvolvimento de novos produtos é feita para inspirar ideias extraordinárias. Chamada de Sala Grandes mentes, ela está repleta de citações de grandes pensadores, como Nicolas Tesla, Marie Curie, Albert Einstein e Stephen Hawking.

12-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

A lanchonete disputa espaço com as mesas de jogos. Pebolim, sinuca e, claro, videogames estão disponíveis para quem quiser descontrair durante o horário de almoço.

13-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

O café também tem um palco, para quem quiser se apresentar ou apenas dedilhar em busca de inspiração. “É um ambiente que deve ser usado, para as pessoas se sentirem à vontade aqui”, disse Sandoval Martins, CEO da empresa, que tocou guitarra na inauguração do novo espaço.

14-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Para aqueles que ainda se sentissem um pouco apegados ao antigo escritório, a decoração da lanchonete veio a calhar. O lugar remete ao bar Garoa, na Av. Paulista, que era ponto de encontro da equipe depois do expediente.

15-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

No terraço, há mesas e guarda-sóis para comemorações ou happy hour. No futuro, o espaço terá um campo de minigolfe e, em ocasiões especiais, carrinhos de sorvetes ou churros. A empresa possui uma política de horários flexíveis e folga no dia do aniversário. Apesar da jornada menor, o desempenho dos funcionários aumentou, afirmou o presidente.

16-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Como o tempo de deslocamento até o trabalho aumentou, a empresa compensou elevando também os benefícios oferecidos para os funcionários, como massagens ou cursos de idiomas. Na foto, está a sala de massagens da empresa, onde uma massagista atende os funcionários alguns dias por semana.

17-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Nessa imagem, está a sala de descompressão, que pode ser ocupada por qualquer pessoa que queira relaxar por alguns minutos. Outro incentivo para a qualidade de vida está na redução da carga horária, de 44 horas para 40 horas semanais. “Temos que investir nas pessoas. Em uma empresa de tecnologia, os funcionários são a base do nosso crescimento”, afirmou o presidente.

18-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Os funcionários podem receber aulas de idiomas in company, ou seja, dentro da própria empresa. No entanto, não ensinam Klingon, Dothraki ou Quenya, os idiomas falados em Star Trek, Game of Thrones ou Senhor dos Anéis. As aulas são de inglês, dadas duas vezes por semana. Na parede, uma árvore linguística, com a provável origem de diversos idiomas.

19-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

Quando os funcionários precisam de um espaço reservado para estudar ou trabalhar, podem ir para essa sala. Com decorações temáticas de Harry Potter, o lugar é bastante silencioso.

20-linkout-exame-conheca-novo-escritorio-buscape-alphaville-geek-nerd

 (/)

O espaço de trabalho também está rodeado de salas pequenas, para reuniões rápidas. Na foto, está uma sala voltada para ligações e teleconferências, decorada com a cabine de polícia da série britânica Dr. Who.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s