Casa Created with Sketch.

Conceito aberto: saiba porquê esse conceito de layout é tão popular

A ideia de ter um ambiente sem paredes promete mais mobilidade e funcionalidade para um apartamento

Quando o assunto é o mercado imobiliário, uma ideia que tem ganhado muitos adeptos é a do conceito aberto. Talvez você não saiba o que isso significa apenas pelo nome, mas com certeza já viu imóveis e inspirações por aí que seguem esse padrão.

A ideia é simples: um imóvel com conceito aberto não tem tantas paredes e portas, e os cômodos todos são fundidos em um só. Isso se restringe principalmente às paredes da cozinha e salas, não aos quartos, que continuam separados.

Mas também vai além da planta do imóvel. O conceito aberto tem tudo a ver com uma sensação, principalmente, de liberdade. “Quando o comprador entra em casa, ele não quer se sentir confinado, o espaço tem luz, é fácil de se locomover de um lado para o outro sem se sentir preso”, explica o agente imobiliário Phillip Salem para o Apartment Therapy.

Veja também

Esse tipo de layout também permite que você possa fazer várias coisas ao mesmo tempo. Por exemplo, se o espaço entre a cozinha e a sala de estar é livre, você pode cozinhar ao mesmo tempo que mantém os seus convidados entretidos, ou fazer o café da manhã enquanto observa o nascer do sol da janela da sala. Mobilidade e funcionalidade são as palavras de ordem aqui.

O conceito surgiu na década de 1990, em Nova York, quando antigos prédios industriais com andares sem muitas divisões começaram a ser transformados em apartamentos residenciais. Mesmo em imóveis menores, a ideia do conceito aberto dá a impressão de que o ambiente é maior e mais bem utilizado. Isso significa que é uma boa opção se você lida com um espaço limitado. E, caso manter o ambiente 100% integrado não parece a melhor opção, você sempre pode contar com ideias criativas de divisórias, como cortinas. 

Siga Casa.com.br no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s