Casa Created with Sketch.

Como cultivar uma horta medicinal em casa

Melissa, malva, alecrim, lavanda... descubra para que serve cada erva e como cuidar delas.

Exagerou na comida durante o fim de semana? Beba um chá de boldo para dar uma força ao fígado. O mau tempo deixou você congestionada? Alivie as vias respiratórias inspirandoo vapor da água do chá feito com sálvia. Manter uma horta caprichada com ervas e plantas funcionais em casa faz tão bem à saúde física quanto à mental, sabia?

Como iniciar o seu cultivo

 

Cultivar seu próprio jardim medicinal não é difícil, basta tomar alguns cuidados básicos e curtir a colheita.

• A maioria das plantas e ervas gosta de lugares ensolarados e espaçosos para se desenvolver bem. O ideal é que os vasos tenham pelo menos 25 cm de altura. Porém, antes de qualquer coisa, certifique-se de que o vaso seja adequado à espécie. “A babosa e o açafrão, por exemplo, se dão melhor em recipientes mais generosos”, ensina a bióloga Yara Lucia Oliveira de Britto, do Rio de Janeiro.

• Segundo Sabrina Jeha, da Sabor de Fazenda, os maiores inimigos da vegetação cultivada em apartamento são a falta de luminosidade e o excesso de vento. Por isso, aposte nas plantas que se adaptam melhor a essas condições. Anote: tomilho, lavanda, melissa, menta, salsinha, manjericão, capim-limão e citronela.

• Na hora de montar um vaso ou uma jardineira, avalie se proporcionam drenagem adequada, garantida por um ou mais furos no fundo.

• “Antes de plantar, prepare o recipiente com uma camada de argila expandida no fundo. Por cima coloque uma manta de drenagem ou areia e depois um pouco de substrato. Posicione as mudas e complete o vaso com terra. Regue bem”, orienta Sabrina Jeha.

• Utilize substrato – terra pronta para adubagem – e a cada 30 dias misture adubo orgânico, como húmus de minhoca.

• “Coloque o dedo na terra para verificar se é necessário aguar”, ensina Fernando Amaral. Geralmente, rega-se a cada dois dias, mas essa equação depende do vaso, da temperatura e do local onde a planta está.

• Quando for colher, nunca arranque a folha, pois isso enfraquece a planta. O correto é cortar com tesoura a ponta dos ramos.

Para que serve cada erva

 

bof-jul-planta-00

 (/)

 

As vantagens dos remédios caseiros

 

Acalme o corpo, a mente e a alma: macere melissa, lavanda e capim-limão por 25 minutos, no mínimo. Ferva água, desligue e coloque as ervas e tampe. “Deixe abafado para manter os óleos essenciais, que são voláteis. Leve a infusão para o banho e jogue sobre o corpo”, ensina Sabrina Jeha.

 

Respire melhor: faça uma inalação com chá de sálvia. Ferva água e coloque a planta em infusão. Depois, despeje em um recipiente pequeno e posicione o rosto na direção do vapor. Coloque uma toalha sobre a cabeça para concentrá-lo perto das vias respiratórias e inspire.

 

Desintoxique-se: esmague, espremendo bem, folhas e ramos de boldo em um copo. Coloque água fresca e deixe descansar por 15 minutos antes de beber. O gosto é amargo, mas o efeito é garantido!

 

Desperte: “Quem tem compromisso importante logo cedo precisa organizar os pensamentos e manter a mente fresca. Nada melhor para isso que um banho de alecrim. Faça uma infusão com a planta e leve para o banheiro. Acrescente água do chuveiro e jogue sobre o corpo”, diz Sabrina. O chá traz vitalidade para os dias de fadiga intensa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s