Continua após publicidade

Com 55m², o Ateliê da Ceramista é espaço de criatividade e tranquilidade

Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA assinam o espaço para a CASACOR São Paulo 2023

Por Redação
2 jun 2023, 19h00

Idealizado para uma mulher que tem a cerâmica como hobby, o Ateliê da Ceramista – Pó e Glória é o ambiente criado pelas arquitetas Flavia Burin e Bruna Moretti, do Studio HA, para a CASACOR São Paulo 2023, que acontece entre os dias 30 de maio e 6 de agosto, no Conjunto Nacional.

Sala de estar clara branca com tapete e sofá off white, planta e quadros em cima do sofá.

“Quando ela está naquele espaço é o momento de se conectar internamente com suas raízes e gostos pessoais”, fala Bruna sobre a atmosfera do lugar.

Sala de tv com revestimento em padrão tijolinhos e lareira.
(Renato Navarro/CASACOR)

A partir disso, as profissionais contam que relacionaram a ideia de corpo com o pó do barro, que dá origem à cerâmica, e morada com a nossa alma e espírito, que habita no lugar do barro. Para mostrar a dualidade do corpo e da alma, as profissionais incluíram no projeto a frase “somos uma mistura única de pó e glória”.

Home office pequeno claro com mesa de madeira, poltrona, abajur e cortina branca.
(Renato Navarro/CASACOR)

Com 55 m², o espaço se divide em entrada, área de trabalho — com mesa, torno e pia —, copa/bar e estar. Na paleta, branco, off white, bege, nude, marrom e terracota criam uma atmosfera serena, ideal para refletir e estimular a criatividade. “Escolhemos as cores a partir do barro, representando a cerâmica em tons que fossem leves e calmos. O resultado é um ambiente que transmite paz e mistura elegância e rusticidade”, conta Flavia.

Sala com poltrona branca baixa com manta, aparador com vasos.
(Renato Navarro/CASACOR)

Para o mobiliário, as arquitetas escolheram peças com textura e formatos confortáveis e desenhos que expressam a sutileza do projeto. Na seleção, destacam-se dois móveis projetados pelo escritório e produzidos exclusivamente para a mostra: o sofá e a mesa de centro no estar. As obras de arte entraram para complementar a decoração cheia de significados.

Sala de estar clara branca com tapete e sofá off white, planta e quadros em cima do sofá.
(Renato Navarro/CASACOR)

“Temos telas de Carlos Araújo, que foi escolhido por sua técnica em veladura, retratando vários momentos da narrativa bíblica”, explica Bruna. Além disso, ainda há telas do Manu Penalva, que foram escolhidas pela conexão com a cerâmica, já que o artista usa muita palha e madeira. E fotografias de Bruno Ferrucio, que trabalha com texturas de madeira e minerais.

Continua após a publicidade
Sala de tv com revestimento em padrão tijolinhos e lareira.
(Renato Navarro/CASACOR)

Além das cores e formas, o clima aconchegante do espaço também é reforçado pela escolha dos revestimentos. O piso de madeira foi a primeira aposta das profissionais para trazer calor e um visual natural. Os tijolos de argila entraram para representar o pó da narrativa bíblica, a cerâmica e a rusticidade — alguns deles, inclusive, terão frases entalhadas. Já o quartzito Taj Mahal, com grandes veios, traz certo ar de sofisticação, sem abrir mão da estética rústica.

Confira mais fotos na galeria abaixo:

Publicidade