Casa Created with Sketch.

Arquiteto projeta torres feitas de fungos e bactérias para Marte

Proposta do espanhol Alberto Villanueva, o Mars Utopia pretende tornar a atmosfera marciana parecida com a da Terra

03-arquiteto-projeta-torres-feitas-de-fungos-e-bacterias-para-marte

 (/)

Será que um dia a humanidade poderá habitar outros planetas? Apostando que sim, o arquiteto espanhol Alberto Villanueva criou um conceito de torres feitas de elementos orgânicos para tornar a atmosfera de Marte parecida com a da Terra.

02-arquiteto-projeta-torres-feitas-de-fungos-e-bacterias-para-marte

 (/)

Chamado de Mars Utopia, o projeto prevê que as torres serão erguidas por impressoras 3D com a água congelada e o solo marcianos — Villanueva ficou empolgado com a descoberta de água no planeta vermelho. Depois de seis meses, a estrutura se desintegraria e seria substituída por outra, impressa com fungos e bactérias, que consomem a água e convertem o dióxido de carbono em oxigênio. Assim, a atmosfera se tornaria respirável. Como é feita de elementos vivos, a torre desaparece depois de cinco anos.

Apesar de ter sido proposto para outro planeta, o projeto surgiu pensando em um problema terráqueo: o crescimento da população. Pelo menos 30 por cento dos territórios da Terra ficam em ambientes extremos e Villanueva queria pensar em novas maneiras de construir nessas áreas. O arquiteto acabou escolhendo Marte como o lugar mais desafiador e pretende testar o Mars Utopia no Havaí e na Austrália.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s