Arquitetas dão dicas e ideias para decorar cozinhas pequenas

Organização e praticidade são as palavras-chaves para os projetos compactos

Por Redação Atualizado em 4 fev 2022, 18h55 - Publicado em 6 fev 2022, 13h00
Bancada de cozinha com tons neutros
Projeto das arquitetas da Tesak Arquitetura Luís Gomes/Casa.com.br

Espaços para armazenamento e eletrodomésticos são tudo o que você precisa em uma cozinha, que não ser obrigatoriamente grande. Porém, como qualquer cômodo limitado, é importante que seja prático e funcional, onde tudo permanece organizado e ao alcance das mãos.

Com um bom projeto e aproveitando cada espaço, uma cozinha pequena pode se tornar bem confortável. As arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, à frente do escritório Tesak Arquitetura, separaram cinco dicas para ajudar a decorar esta área da sua casa:

1. O melhor formato 

 

Cozinha pequena com uma mesa embutida na bancada

Por armazenar todos os itens que são utilizados constantemente para cozinhar, um dos passos mais importante ao montar o cômodo é estudar o espaço em que ele será construído. Assim, você consegue analisar as melhores disposições para cada peça que fará parte.

Cozinhas lineares são as melhores opções quando a metragem quadrada é pequena. Com o fogão, pia e geladeira ao lado da bancada, você consegue aproveitar todo o tamanho e, ainda, pode incluir uma lavanderia integrada.

2. Escolhas do mobiliário

 

Cozinha preta apresenta backsplash branco e banquetas

Selecionar os móveis certos faz toda a diferença, pois precisam atender às necessidades do ambiente e dos moradores – oferecendo uma melhor funcionalidade. Mobílias planejadas, por exemplo, possuem a vantagem de serem feitas sob medida, onde cada eletrodoméstico pode ser encaixado e aproveitando todas as superfícies disponíveis.

Veja também

Outra forma de aproveitar o que a cozinha tem a oferecer é adicionando banquetas à bancada, trazendo uma dupla função – mesa para refeições e local para preparo.

Continua após a publicidade

3. Aproveite as paredes

 

Cozinha branca com banquetas modernas

Nunca deixe de fora as superfícies verticais, pois elas são perfeitas para acrescentar mais prateleiras e nichos – acredite, você vai precisar. Se procura uma opção mais diferente, ganchos podem ser presos nas paredes e expor utensílios usados com mais frequência.

4. De olho nos eletrodomésticos

 

A dica de outro, aqui, é escolher apenas o essencial. Faça a sua lista de eletrodomésticos baseado nas suas necessidades e na funcionalidade do produto. Uma casa com poucas pessoas realmente precisa de um lava louças? Avalie a importância de cada item que entra no cômodo e garanta uma cozinha com tudo o que é usado na rotina.

5. Defina a paleta de cores

 

Cozinha com uma estante exibindo vasos de planta a cima da bancada
Projeto das arquitetas da Tesak Arquitetura Luís Gomes/Casa.com.br

A paleta de cores muda completamente um ambiente, oferecendo claridade, estilo e leveza. Para conseguir alcançar uma sensação de amplitude, invista em tons claros. Opte por um backsplash, texturizado ou colorido, para mais destaque.

 

Continua após a publicidade

Publicidade