Continua após publicidade

Arquiteta de Recife projeta cafeteria em 22m ²

Na cafeteria projetada pela arquiteta Tathiane Jordão, do escritório Casa Viva Arquitetura e do Casa Pro, cada cm² foi valorizado

Por Marcel Verrumo
Atualizado em 20 dez 2016, 16h01 - Publicado em 7 Maio 2014, 16h52
04-arquiteta-de-recife-projeta-cafeteria-em-22m-2

Quando os donos do que seria a cafeteria Deli Café, em Recife (PE) procuraram a arquiteta Tathiane Jordão, do escritório Casa Viva Arquitetura, colocaram em suas mãos um desafio: projetar o estabelecimento para 22m², dos quais, 14, seriam destinados à produção de alimentos e ao atendimento aos clientes. “Tivemos que pensar cada cm² para adequar as áreas de cozimento, lavagem, preparo, café, vitrines de exposição, área para funcionários, área para clientes, área para parceiros, escritório, estoque e, como se não bastasse, uma escada para acesso ao mezanino!”, conta a profissional. Para dar conta do recado, a solução encontrada foi optar por materiais e tecnologias funcionais e modernas. Ficou curioso para descobrir o resultado? Na galeria a seguir, você conhece detalhes da obra e, em seguida, lê a entrevista completa com a arquiteta.

1. Quais são suas inspirações? Em quem você se baseia para realizar os seus projetos?

 

Partimos da premissa de que cada cliente é único, cheio de conceitos, sonhos e em busca dessas realizações. Sabemos da responsabilidade de projetar e, a cada novo cliente, escutá-lo é extremante importante, entendê-lo é nossa função. O projeto é uma consequência desses entendimentos. Pesquisamos novas soluções a cada solicitação, acompanhamos o cliente do início ao final do processo do projeto e principalmente, sabemos da nossa responsabilidade em trabalhar com pessoas…

2. O que não pode faltar na casa de alguém do seu estado?

Continua após a publicidade

 

Ainda é muito forte o pedido de redes nas residências de nossos clientes, mas infelizmente essa solicitação tem diminuído com o advento das “varandas gourmets”. As varandas gourmets “chegaram” há cerca de dois anos, oriundas do Sul e Sudeste do nosso país, onde o clima em determinadas épocas do ano inviabiliza o usa das varandas.  No Nordeste, começamos a fechar nossas varandas em detrimento do “modismo gourmet” que chegou por aqui.

3. Como você costuma se atualizar? Através de revistas, cursos, viagens etc.? E quais são?

 

Acho importantíssima a constante atualização de todo profissional. Busco sempre ler, fazer cursos na minha área, viajar para visitar feiras em outros estados, conhecer outros profissionais da área. Minhas viagens de férias acabam sendo sempre uma experiência cultural valiosíssima para minha bagagem profissional.

Continua após a publicidade

4. O que frustra e te estimula na sua profissão?

 

Amo o que eu faço. Sou feliz desenvolvendo o exercício da profissão e, por onde passo, defendo a arquitetura, o mercado, os clientes. Acho primordial termos o amor pelas coisas que fazemos!

5. O que todo mundo pensa quando você diz que é arquiteto?

 

“Poxa, você é uma artista!”

Continua após a publicidade

6. Qual foi o último filme/livro que assistiu/leu?

 

O filme foi “O mordomo da Casa Branca” e estou lendo um livro sobre atendimento a clientes.

7. Você é a favor da reserva técnica?

 

Sou a favor a partir do momento em que acompanhamos todo o processo de fechamento do pedido, desde a escolha do produto, recebimento do orçamento, negociação, controle na entrega, prazo. Quando somos responsáveis em filtrar qualquer tipo de aborrecimento ao cliente, sou a favor da reserva técnica.

Continua após a publicidade

 

Perguntas e respostas:

1. Niemeyer ou Lúcio Costa? Lúcio Costa.

2. Pudim de leite ou mousse de chocolate? Pudim de leite.

3. E o vento levou ou Dançando na Chuva? Dançando na Chuva.

Continua após a publicidade

4. Chico Buarque ou Elis Regina? Elis Regina.

5. Sushi ou pizza? Sushi.

6. Atari ou Playstation? Atari.

7. Clarice Lispector ou Caio F. Abreu? Caio F. Abreu.

8. Gato ou cachorro? Cachorro.

9. Android ou iOS? Android.

10. Paris ou Milão? Paris.

perfil-arquiteta-de-recife-projeta-cafeteria-em-22m-2

Tathiane Jordão é arquiteta e responsável pelo escritório Casa Viva Arquitetura, de Recife (PE). Conheça mais seu trabalho:

 

Publicidade