Casa Created with Sketch.

Este app vai deixar a sua visita ao museu mais divertida

O Smartify é o Shazam do mundo artístico: ele escaneia obras e dá detalhes sobre o autor e sua história

O Shazam virou o melhor amigo de quem vive ouvindo músicas legais por aí, mas nunca sabe os cantores ou o nome da canção. A ideia que revolucionou a forma como nos relacionamos com a música agora ganhou uma nova vertente, um aplicativo que leva essa mesma ideia para o mundo da arte, chamado Smartify.

Lançado na semana passada na Royal Academy of Arts de Londres, na Inglaterra, o aplicativo para celular identifica obras de arte, como quadros ou esculturas, usando a câmera do telefone e um arquivo de informações que é atualizado constantemente pela empresa criadora da tecnologia.

Além de mostrar o título da obra, o Smartify também revela o autor, a data, o tipo de arte (por exemplo: óleo sobre tela) e algumas informações básicas sobre a sua história. A empresa não revelou exatamente como essa identificação acontece, apenas que cada obra de arte é escaneada usando um banco de dados de imagens que criam uma ‘impressão digital’ para cada peça, que é lida pelo app no momento em que ele abre a câmera.

smartify

(Smartify/Facebook)

O objetivo é dar uma experiência mais humana em relação à peça de arte, ao contrário das descrições breves ou automáticas que encontramos nos museus e nos arquivos de guias de áudio ou catálogos.

O Smartify já funciona em mais de 30 das maiores galerias e museus do mundo, como a Galeria Nacional de Londres, o museu Rijksmuseum de Amsterdã, o The MET em Nova York e o LACMA em Los Angeles.

A empresa espera que o aplicativo torne os telefones celulares uma ferramenta de engajamento em museus, ao contrário da função distrativa que tem agora. Ao descobrir uma nova obra, o usuário recebe também sugestões de outras que pode gostar e ele ainda tem a chance de compartilhar as suas favoritas com os amigos nas redes sociais.

Veja mais sobre como o Smartify funciona no vídeo abaixo:

Fonte: Dezeen

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s