Apaixone-se pelas suculentas
Ornamentais, estas plantinhas típicas do deserto são capazes de transformar qualquer canteiro num universo de formas e texturas
E, o melhor de tudo, pedem poucos cuidados: bastam doses caprichadas de sol
Origem: regiões desérticas da África e América
Características: plantas resistentes, o nome suculenta vem da capacidade de absorver e armazenar água nas folhas, caules, troncos e raízes.
Cuidados: regue apenas uma vez por semana e não deixe pratinhos sob o vaso, pois o excesso de água favorece o apodrecimento das plantas. As suculentas precisam de solos bem drenados, por isso confira se o vaso que receberá a muda tem um canal de saída para a água. Ponha uma camada de argila expandida (cerca de 5 cm de altura) ou de cacos cerâmicos e cubra com manta de drenagem para impedir que a terra feche o orifício. Acrescente uma mistura de areia, terra e adubo orgânico (1:1:1) e enterre o torrão da planta. A ausência de luz natural também é prejudicial. Elas precisam de, no mínimo, quatro horas diárias de sol. Dispensam poda, mas admitem a admitem a retirada dos brotos em excesso, que poderão ser facilmente transplantados para outro recipiente. No preparo inicial do solo, prefira produtos orgânicos ricos em nutrientes, como torta de mamona e húmus de minhoca. Previna-se de possíveis pragas preparando uma receita com 100 g de fumo de corda fervido em 1 litro de água. Coe o líquido, reserve por dois dias e pulverize a planta a cada três meses.
Floração: quase todas as espécies florescem
Ambiente: seco e ensolarado