Casa Created with Sketch.

Antiga prisão do regime de Mussolini vai virar resort de luxo

O projeto aprovado pelo governo de Montenegro, nos Balcãs, é alvo de críticas dos familiares de ex-prisioneiros

01-antiga-prisao-do-regime-de-mussolini-vai-virar-resort-de-luxo

Apesar das críticas e protestos, o governo de Montenegro, país nos Balcãs, aprovou o projeto polêmico que vai transformar um campo de concentração da Segunda Guerra Mundial em um resort de luxo.

02-antiga-prisao-do-regime-de-mussolini-vai-virar-resort-de-luxo

Localizada na ilha de Mamula, a fortaleza erguida no século 19 foi utilizada como prisão dos opositores ao líder fascista italiano Benito Mussolini, durante a Segunda Guerra. A construção foi palco de torturas e a estimativa é que mais de cem pessoas foram assassinadas ou morreram de fome lá.

03-antiga-prisao-do-regime-de-mussolini-vai-virar-resort-de-luxo

Para o setor responsável pelo turismo em Montenegro, a única opção para preservar a fortaleza é abrir as portas para investidores que possam restaurá-la. Já para as famílias de ex-prisioneiros, criar um empreendimento de luxo destinado à diversão em um local que foi de sofrimento no passado é uma demonstração de que o país não leva sua história a sério.

Mamula, que é protegida como patrimônio cultural, não é habitada atualmente e a antiga prisão está sem uso. Ainda assim, a ilha é uma das principais atrações turísticas do país. O escritório Salt and Water, que assina o projeto do resort, afirma que é essencial preservar a estrutura original da fortaleza, por causa de seu valor histórico. A estimativa é que a empresa Orascom vai investir cerca de 16 milhões de dólares para administrar e restaurar a construção. O resort vai contar com restaurantes, spa e casa noturna.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s