Antes e depois: sala de estar ganha espaço com a integração da varanda
Os moradores queriam uma área social espaçosa, para receber os filhos, familiares e amigos

Ao mudar de uma casa na zona norte de São Paulo para um apartamento no bairro de Perdizes, os moradores estavam dispostos a se desfazer de muitas coisas. Mesmo assim, buscavam bastante espaço para armazenamento e ambientes com boa circulação no imóvel de 150 m². O casal de 50 anos também queria salas de estar e jantar generosas, para receber os filhos, familiares e amigos em reuniões para beber uma cerveja, um vinho e assistir filmes juntos.


Mas a varanda do apartamento era muito grande, enquanto na área social mal havia espaço para o sofá e a mesa de jantar. Fechar a varanda com vidro e eliminar a divisória que a separava da sala foi a solução encontrada pelas arquitetas que assinam a reforma, Beatriz Fujinaka e Stephanie Nigri Wolff, do escritório WF Arquitetos.

A marcenaria, projetada pelas profissionais, foi essencial para a distribuição dos ambientes e para acomodar os objetos trazidos da antiga casa.

Para evitar que os itens poluíssem o visual, criou-se painéis para guardá-los, como o de laca branca do móvel da TV, que também esconde equipamentos. Quando a televisão está desligada, ela se camufla no nicho preto.

Como a área social e o terraço tem pé-direito duplo, as arquitetas desenharam um armário de quase 5,60 m de altura na sala de jantar. A parte de baixo do móvel abriga a adega, cervejeira e serve como apoio para as refeições em família.

Beatriz e Stephanie escolheram peças contemporâneas para a decoração, como a poltrona Isa, do designer Jader Almeida (Bel Colore), e a mesa de jantar (Clami Design). O toque final é a tela do artista plástico Wolf (Arte Própria).
