Casa Created with Sketch.

A cada cinco plantas do mundo, uma corre o risco de extinção

O dado, publicado pela Royal Botanic Gardens, Kew, indica mudança climática, perda de habitat e doenças como algumas das causas do risco

A paisagista Tania Manela Kurc foi formando durante décadas este jardim em sua casa de praia na Ilha Grande, Rio de Janeiro

 (/)

Pela primeira vez avaliando a flora global, o Royal Botanic Gardens, Kew publicou a descoberta de que 21% das plantas do mundo estão em risco de extinção – quase uma em cada cinco. Entre as causas, estão a mudança climática, a perda de habitat, as doenças e espécies invasivas. “As espécies invasivas são realmente um dos maiores desafios para a biodiversidade nativa”, explica o Dr. Colin Clubbe, da Kew, à BBC, que publicou a notícia. O motivo? Elas danificam o ambiente ao mesmo tempo em que são difíceis e custosas de serem removidas (o custo foi estimado em 5% da economia mundial).

Mas o estudo não parou por aí. Também foi publicada a informação de que 2034 novas espécies de plantas foram descobertas no ano passado e que os botânicos da China, Austrália e do Brasil foram os que mais as encontraram. Ainda segundo o Royal Botanic Gardens, há 390.900 plantas conhecidas pela ciência no mundo: “É muito importante saber quantas espécies de plantas existem, onde estão e a relação entre os grupos, porque as plantas são absolutamente fundamentais para o nosso bem-estar. Elas fornecem nossa comida, nosso combustível, nossos medicamentos – até controlam nosso clima”, diz a professora Kathy Willis, da Kew.

O estudo do Royal Botanic Gardens será feito anualmente com o objetivo de monitoramento das espécies. “Isto é apenas arranhar a superfície. Existem milhares [de espécies] lá fora que não conhecemos”, completa Willis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s