A biblioteca que você tem que visitar se for à Irlanda

São mais de 200 mil antigos e obras literárias dispostas em um grande corredor. Entre elas, um livro escrito por monges há mais de 1.200 anos!

Por Redação Atualizado em 19 jan 2017, 13h36 - Publicado em 29 abr 2016, 18h51

Atenção, amantes da literatura: se forem à Irlanda, não deixem de visitar o Long Room, na biblioteca da Universidade de Trinity, em Dublin.

01-biblioteca-que-voce-tem-que-visitar-se-for-a-irlanda

Essa obra-prima arquitetônica com teto abobadado tem 65 metros de comprimento ocupados por estantes altíssimas e cheias de livros – mais de 200 mil! Muitas das obras foram adquiridas em 1801, quando a biblioteca ganhou o direito de requisitar uma cópia gratuita de cada livro publicado na Grã-Bretanha e na Irlanda até então. Entre a coleção, estão uma das poucas cópias existentes da Proclamação da República Irlandesa de 1916 e o Livro de Kells – um dos manuscritos mais famosos e valiosos do mundo, escrito por monges há mais de 1.200 anos.

02-biblioteca-que-voce-tem-que-visitar-se-for-a-irlanda

Seu grande corredor é ocupado por exibições temporárias dos itens valiosos em seu acervo. Entre eles, uma arpa feita de carvalho e salgueiro, modelo do emblema irlandês, do século 15. Além das exposições, 51 bustos feitos de mármore estão alinhados com as estantes. Os rostos são desde grandes filósofos como Aristóteles até escritores como Shakespeare e personalidades importantes da universidade.

Continua após a publicidade

Agora você já sabe – os bares e museus podem ser deixados de lado. O Long Room é uma viagem – na literatura e no tempo – que merece muito ser feita.

03-biblioteca-que-voce-tem-que-visitar-se-for-a-irlanda 04-biblioteca-que-voce-tem-que-visitar-se-for-a-irlanda 05-biblioteca-que-voce-tem-que-visitar-se-for-a-irlanda 06-biblioteca-que-voce-tem-que-visitar-se-for-a-irlanda
Continua após a publicidade

Publicidade