6 soluções para aproveitar bem o espaço em uma quitinete de 28 m²
Esta quitinete de Hong Kong, projeto do escritório de arquitetura LAAB, possui banheira, cozinha americana, quarto de hóspedes e sala de cinema
O casal Michelle e Andy entrou em contato com o escritório de arquitetura LAAB com muitas vontades e um apartamento de apenas 28m² no centro de Hong Kong. Foram necessárias 40 alterações até que chegassem ao projeto final, mas a equipe conseguiu criar um ambiente confortável com uma grande banheira, cinema em casa, cozinha completa e acomodações especiais para os gatos. Não à toa, o nome do projeto é Small Home, Smart Home (Casa pequena, Casa inteligente), já que o casal conseguiu pensar em soluções criativas para fazer o espaço render. Veja as formas encontradas pelo LAAB para aproveitar ao máximo a metragem da quitinete.
1. Banheira conversível
A estrela do projeto é a banheira conversível. Em um nicho no meio da sala, ela pode ser separada do resto do ambiente por um estore automático. Tem mais: quando não está em uso ela se torna uma área adicional ao sofá, de forma que abre espaço para receber amigos em noites de cinema em casa, por exemplo. É só colocar um estrado sob medida e uma almofada feita com tecido impermeável. À noite, por ser do tamanho exato de uma cama de solteiro, o nicho também se torna um quarto de hóspedes.
2. Home theater corrediço
Um dos pedidos de Andy era ter uma sala de cinema confortável. Para isso, o LAAB criou um móvel deslizável que se esconde dentro de um vão. Quando em uso, ele tampa a área da cozinha, de frente para o sofá e a banheira.
3. Paredes divisórias
Uma parede pivotante serve como divisória entre a cama do casal e o resto do apartamento. O lado exposto para a sala revela estante e penteadeira.
4. Pia transformável
Na cozinha, o balcão também é a mesa onde Michelle e Andy fazem as refeições. O segredo é uma tábua de corte que se fecha por cima da pia, deixando tudo escondido.
5. Armazenamento inteligente
Lugares para guardar roupa de cama, utensílios domésticos e acessórios dos gatos não faltam: a casa possuiu gabinetes elevados para economia do espaço vertical. Além destes, há também despensas secretas por baixo do piso, abertas por um sistema pneumático.
6. Playground dos gatos
Um gato precisa de espaço para se esticar e se aventurar; imagine então três bichanos vivendo juntos em uma quitinete. Para acomodar não só o casal, mas os animais de estimação, os arquitetos desenharam uma passarela no teto, uma escada na parede divisória e um esconderijo para eles brincarem. As tigelas de comida são fixas em uma gaveta, aberta quando necessário. O mesmo vale para a caixa de areia, que possui um cantinho embaixo da pia e ventilação exclusiva.
O escritório postou um vídeo com depoimentos do casal e os itens que apontamos postos à prova na rotina. Enfatizamos os dizeres de Andy: com o design e pensamento certos, um espaço pequeno pode ser tão confortável – e até mais! – que um local muito maior. Assista (em inglês):
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=HXO5UI1lFBI%5D