Casa Created with Sketch.

6 soluções para aproveitar bem o espaço em uma quitinete de 28 m²

Esta quitinete de Hong Kong, projeto do escritório de arquitetura LAAB, possui banheira, cozinha americana, quarto de hóspedes e sala de cinema. Tudo em apenas 28 m²

O casal Michelle e Andy entrou em contato com o escritório de arquitetura LAAB com muitas vontades e um apartamento de apenas 28m² no centro de Hong Kong. Foram necessárias 40 alterações até que chegassem ao projeto final, mas a equipe conseguiu criar um ambiente confortável com uma grande banheira, cinema em casa, cozinha completa e acomodações especiais para os gatos. Não à toa, o nome do projeto é Small Home, Smart Home (Casa pequena, Casa inteligente), já que o casal conseguiu pensar em soluções criativas para fazer o espaço render. Veja as formas encontradas pelo LAAB para aproveitar ao máximo a metragem da quitinete.

01-solucoes-para-aproveitar-bem-o-espaco-nesta-quitinete-de-28m2

 (/)

1. Banheira conversível

A estrela do projeto é a banheira conversível. Em um nicho no meio da sala, ela pode ser separada do resto do ambiente por um estore automático. Tem mais: quando não está em uso ela se torna uma área adicional ao sofá, de forma que abre espaço para receber amigos em noites de cinema em casa, por exemplo. É só colocar um estrado sob medida e uma almofada feita com tecido impermeável. À noite, por ser do tamanho exato de uma cama de solteiro, o nicho também se torna um quarto de hóspedes.

02-solucoes-para-aproveitar-bem-o-espaco-nesta-quitinete-de-28m2

 (/)

2. Home theater corrediço

Um dos pedidos de Andy era ter uma sala de cinema confortável. Para isso, o LAAB criou um móvel deslizável que se esconde dentro de um vão. Quando em uso, ele tampa a área da cozinha, de frente para o sofá e a banheira.

03-solucoes-para-aproveitar-bem-o-espaco-nesta-quitinete-de-28m2

 (/)

3. Paredes divisórias

Uma parede pivotante serve como divisória entre a cama do casal e o resto do apartamento. O lado exposto para a sala revela estante e penteadeira.

04-solucoes-para-aproveitar-bem-o-espaco-nesta-quitinete-de-28m2

 (/)

4. Pia transformável

Na cozinha, o balcão também é a mesa onde Michelle e Andy fazem as refeições. O segredo é uma tábua de corte que se fecha por cima da pia, deixando tudo escondido.

05-solucoes-para-aproveitar-bem-o-espaco-nesta-quitinete-de-28m2

 (/)

5. Armazenamento inteligente

Lugares para guardar roupa de cama, utensílios domésticos e acessórios dos gatos não faltam: a casa possuiu gabinetes elevados para economia do espaço vertical. Além destes, há também despensas secretas por baixo do piso, abertas por um sistema pneumático.

00-solucoes-para-aproveitar-bem-o-espaco-nesta-quitinete-de-28m2

 (/)

6. Playground dos gatos

Um gato precisa de espaço para se esticar e se aventurar; imagine então três bichanos vivendo juntos em uma quitinete. Para acomodar não só o casal, mas os animais de estimação, os arquitetos desenharam uma passarela no teto, uma escada na parede divisória e um esconderijo para eles brincarem. As tigelas de comida são fixas em uma gaveta, aberta quando necessário. O mesmo vale para a caixa de areia, que possui um cantinho embaixo da pia e ventilação exclusiva.

O escritório postou um vídeo com depoimentos do casal e os itens que apontamos postos à prova na rotina. Enfatizamos os dizeres de Andy: com o design e pensamento certos, um espaço pequeno pode ser tão confortável – e até mais! – que um local muito maior. Assista (em inglês):

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s