Casa Created with Sketch.

6 maneiras incríveis de decorar varandas pequenas

Saiba como aproveitar o espaço sem precisar de reforma, criando um ambiente aconchegante e convidativo

Varandas pequenas são um desafio para quem já briga com a falta de espaço dentro de casa. O que fazer com um ambiente tão pequeno, de forma que ele possa ser aproveitado e faça parte do dia a dia de quem mora ali?

A solução pode ser mais fácil do que você imagina. É tudo uma questão de olhar por outra perspectiva e tentar entender como aqueles poucos metros quadrados podem ser bem aproveitados e fazerem parte da rotina. A solução mais simples é tornar a sua varanda uma extensão da sala de estar.

Isso não é nenhuma novidade – é muito comum as pessoas fecharem a varanda durante uma reforma para ampliar a sala e terem mais espaço para aproveitar o ‘lado de dentro’, porém, é possível você criar uma outro ambiente, tão proveitoso quanto, sem a necessidade de quebra quebra.

Veja também

1.Pense em móveis adaptáveis

O mais importante, na hora de decorar varandas pequenas, é o tipo de móveis que você coloca ali. Um sofá comprido, em L, ou até bancos criados com caixas de madeira podem ser a solução para deixar a área mais aconchegante e proveitosa.

https://br.pinterest.com/pin/699324648361325084/

2.Pendure o que for possível

Ao invés de encher o espaço com vasos, aposte em plantas que possam ser penduradas em cestas e vasinhos que pendem do teto – dessa forma, você investe em uma decoração ‘viva’ e ainda economiza alguns metros quadrados.

https://br.pinterest.com/pin/843721311409863931/

https://br.pinterest.com/pin/Aw4gbAEQwAQH1H_tThqhHJA/

3.Use prateleiras

Quer uma decoração que também economiza espaço? Invista em prateleiras. Seja uma estante completa ou algumas prateleiras pregadas na parede, essa ideia ajuda você a dar mais personalidade para o ambiente (você pode colocar livros, plantas e objetos de décor ali), de forma prática.

https://br.pinterest.com/pin/361765782545054092/

4.Pense em mesas adaptáveis

O invés de comprar uma mesa redonda ou outra quadrada, pense em bancadas que podem ser acopladas à sacada ou mesas ‘pela metade’ (como a da imagem abaixo) que não ocupam tanto espaço e, ainda assim, tornam o ambiente bastante funcional.

https://br.pinterest.com/pin/527061962635000296/

5.Invista em almofadas

Uma constante nas ideias para decorar varandas pequenas é investir em almofadas de diferentes tamanhos e formatos – elas colaboram para o conforto e são mais fáceis de adaptar ao espaço limitado.

Veja também

https://br.pinterest.com/pin/518828819563724382/

6.Use um tapete

Outra boa ideia para decorar esse tipo de ambiente é colocar um tapete que colabore para a ideia de aconchego, e torne a sua varanda convidativa.

https://br.pinterest.com/pin/572660908851368247/

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.