6 escolas ao redor do mundo com arquitetura inspiradora

Quando estamos cercados de boa arquitetura, as horas de estudo podem ser muito mais enriquecedoras

Por Texto: Gabriela Domingues Fachin Atualizado em 20 jan 2017, 15h44 - Publicado em 12 Maio 2016, 20h44

É na escola que passamos boa parte do tempo durante muitos anos da vida. E se o espaço escolar for pensado para favorecer o aprendizado e a convivência entre alunos e professores, as horas dedicadas ao estudo podem ser muito mais enriquecedoras. Selecionamos seis escolas ao redor do mundo que, com sua arquitetura inspiradora, criam relações diferentes entre as pessoas e seu entorno:

1. A fachada principal da escola Mopi, que fica próxima à reserva florestal da Tijuca, no Rio de Janeiro, invoca a forma de uma árvore. Os vidros translúcidos deixam a luz natural entrar nas salas de aula e oferecem vista do entorno arborizado. O projeto é do escritório Mareines+Patalano.

01-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora

2. Na escola primária Nuevo Continente, na cidade mexicana de Querétaro, nenhuma das salas de aula fica ao lado de outra: todas são separadas por um pátio, terraço ou jardim. Isso porque o arquiteto Miguel Montor desenhou uma sequência de módulos divididos por terraços em diferentes níveis.

02-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora

3. O jardim de infância Sjötorget foi projetado pelo escritório Rotstein Arkitekter no piso térreo de um bloco residencial em Estocolmo, Suécia. Para estimular a criatividade das crianças, o lugar multicolorido é cheio de escadas com degraus largos, nichos e outros espaços que podem fazer parte da brincadeira.

03a-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora 03b-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora
Continua após a publicidade

4. Inspirada no livro infantil Mato Matala, de Richard Scarry, a área de creche da Casa das Crianças se abre para um jardim de jogos cheio de brinquedos inusitados. O objetivo do estúdio JKMM Architects é trazer imagens dos contos de fadas para o dia a dia das crianças de Espoo, na Finlândia.

04-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora 04b-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora

5. Como a escola municipal de Frederikshavn tem formato de estrela, todas as salas de aula podem ser posicionadas em uma das fachadas para ficar mais perto da luz natural e do ar fresco, além de terem fácil acesso ao playground. Na praça central, ensino, aprendizado e atividades sociais se encontram. O projeto na Dinamarca é do Arkitema Architects.  

05a-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora 05b-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora

6. Para desenhar a escola em Kigali, capital de Ruanda, o MASS Design se inspirou no próprio bairro e na região. O resultado foi uma construção, erguida com materiais locais como tijolos de barro e bambu, que mistura passarelas, salas interiores, áreas de ensino ao ar livre, terraços e espaços para jogos.

06a-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora 06b-escolas-ao-redor-do-mundo-com-arquitetura-inspiradora
Continua após a publicidade

Publicidade