Continua após publicidade

6 erros comuns na decoração do primeiro apartamento

Vai decorar uma casa pela primeira vez? Melhor cumprir a tarefa com consciência e atenção, para não se frustrar depois

Por Marcela De Mingo
23 jul 2018, 12h20

Um momento emocionante na vida de qualquer pessoa é comprar o primeiro apartamento. Tudo que acompanha uma nova casa é animador: a ideia de morar sozinho ou com alguém que você ama, desenvolver um lar naquele imóvel e, claro, decorar tudo do jeitinho que você imaginou.

Acontece que decorar o primeiro apartamento não é tarefa fácil, e é comum as pessoas caírem em alguns enganos, dos quais podem se arrepender depois. Por isso, pensamos em algumas dicas essenciais para você fugir desses problemas no futuro, e ficar mais consciente ao montar a sua casa, exatamente como pensou.

6 erros comuns na decoração do primeiro apartamento:

1.Não visualizar o imóvel inteiro

O mais normal é pensar na decoração dos cômodos individualmente, e não como um todo. Seja por causa de um orçamento apertado ou para ser mais ágil na decoração completa, as pessoas pensam em cada um dos ambientes separadamente, o que não cria uma harmonia na casa como um todo. O ideal é você pensar como os ambientes podem conversar entre si, e trabalhar a decoração de cada quarto a partir dessa premissa.

2.Acelerar o processo

Na pressa de ter uma casa minimamente apresentável e pronta para receber os seus convidados, é compreensível que você decida por fazer as coisas de uma forma rápida. Isso significa que talvez você tome decisões sem pensar direito e se arrependa do resultado depois. Não apresse o processo: tenha paciência e compre o que for preciso conforme a decoração que você tem em mente. Os seus convidados vão entender a demora!

3.Não testar as tintas antes

Antes de colocar uma cor diferente nas paredes de um quarto ou corredor, faça um teste para saber se o tom é mesmo o que você estava imaginando! Isso poupa o trabalho de pintar a parede inteira de novo, porque você confiou apenas na cor que vinha na lata. Fora que você tem uma ideia melhor de como a tonalidade vai ficar depois de seca, e quantas demãos são necessárias para atingir o tom que você pensou.

4.Colocar todos os móveis contra a parede

Colocar todos os móveis contra a parede é uma saída rápida e simples para quem nunca lidou com a decoração de um imóvel antes. Mas a boa notícia é que você pode experimentar, fazer coisas diferentes, e ver como brincar com o espaço e os móveis que você acabou de comprar. O Pinterest é uma ferramenta ótima para buscar ideias, assim como o próprio Instagram.

5.Comprar tudo em uma loja só

Talvez o erro mais comum de todos: comprar absolutamente todos os móveis e itens de decoração em um mesmo lugar. Não só a sua casa acaba parecendo um catálogo da loja em questão, como você perde a oportunidade de buscar e experimentar elementos diferentes que dão mais personalidade para a sua casa.

Continua após a publicidade

6.Decorar o espaço que você gostaria de ter

É como aquele meme do “expectativa vs. realidade”. Você pensa na decoração segundo o espaço que gostaria de ter e não que têm agora. Ou seja: frustração na certa e o bolso mais leve, já que você compra coisas que não necessariamente cabem no seu apartamento ou combinam com a sua decoração. Seja consciente e realista: lembre do espaço que você tem e da estética que quer seguir, e seja fiel!

Fonte: Apartment Therapy

Siga Casa.com.br no Instagram

(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade