Casa Created with Sketch.

5 dicas para ter frutíferas lindas em uma varanda ou jardim pequeno

Sempre quis colher frutas em casa, mas não sabe como fazer caber em um pequeno jardim ou horta? A gente conta como

01

 (/)

É verdade que as frutíferas ocupam mais espaço do que um jardim vertical, um terrário, ou uma horta — afinal, elas são plantas que precisam de vasos grandes ou precisam ser plantadas direto na terra. Mas não é por isso que você não pode ter uma em casa, mesmo se a metragem for limitada. Confira abaixo as dicas de duas profissionais para quem quer colher frutas no pé.

1. Posso plantar em vasos?

A boa notícia é que as frutíferas podem ser plantadas tanto em vazos, como em jardineiras — além, é claro, do solo. “Algumas espécies se adaptam bem a vasos, como a jabuticabeira, pitangueira, e também as espécies cítricas: limoeiro, laranjinhas kinkan, romãzeira… Elas vão ter porte proporcional ao tamanho do vaso, onde irão desenvolver as raízes, por isso quanto maior o vaso, melhor”, diz a paisagista Lucia Manzano. Para a paisagista Clariça Lima, as espécies mais populares são a acerola, pitanga, morango e jabuticaba, que não tolera vento. “É importante lembrar que o tamanho ideal do vaso deve corresponder ao tamanho do torrão da frutífera, por isso é melhor comprar uma frutífera mais formada, porque no vaso delimita seu crescimento”, alerta.

2. Como funciona a rega?

“Se você tiver uma varanda ensolarada e sem muito vento, você pode regar de 2 a 3 vezes por semana, mas sempre observando o solo”, conta Lucia. Vale lembrar que a terra das frutíferas deve estar úmida, e não encharcada, porém a regra varia de espécie para espécie – “a jabuticabeira, por exemplo, requer mais água”, observa Clariça.

3. Elas são plantas de sol?

As frutíferas gostam muito de sol: “qualquer uma dessas árvores frutíferas precisa de pleno sol — isso significa pelo menos 4 horas por dia”, afirma Lucia Manzano. Por outro lado, as varandas fechadas com vidro não são propícias para as plantas: “o ambiente vira uma estufa e não há nenhuma espécie que resista a essa temperatura” alerta a paisagista Clariça Lima.

02

 (/)

4. Eu preciso adubar?

O adubo também é necessário para o cultivo das frutíferas. “Pode ser NPK 04-14-08, e seguir as instruções da embalagem, pois adubo demais também mata a planta”, indica Lucia, que recomenda adubar a terra de 3 a 4 vezes por ano. “Pessoalmente, eu uso a fórmula 10/10/10”, completa Clariça.

5. Precisa de poda?

Depois de plantada e cultivada, chega a hora da manutenção: “Essas espécies não gostam de podadas, o ideal é só a remoção de galhos e folhas secas”, diz a paisagista Lucia Manzano.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s