Casa Created with Sketch.

5 curiosidades sobre os sets dos filmes indicados ao Oscar 2018

De uma buscas por linotipos até uma ambientação causada por cortes de custos, estas produções guardam segredos por trás das câmeras

Os indicados ao Oscar 2018 foram anunciados esta semana e já estamos preparadas só esperando saber quem serão os vencedores, em março. Nesse meio tempo, descobrimos algumas coisas bastante interessantes sobre a decoração dos sets de algumas das produções que estão na categoria Melhor Filme.

1.The Post: A Guerra Secreta

Para fazer jus à época em que o filme se passa, a década de 1970, o diretor Steven Spielberg queria colocar linotipos originais no set que fazia as vezes da redação do jornal Washington Post. Porém, como você deve imaginar, a máquina (que funde em blocos uma linha de caracteres tipográficos) não é mais tão utilizada ou fácil de encontrar, já que foi substituída pelos computadores. Curiosamente, os únicos 3 linotipos ainda em funcionamento estavam em um escritório naval que era vizinho do prédio onde as filmagens estavam sendo feitas.

2.O Destino de uma Nação

É possível encontrar na Inglaterra itens que são datados dos anos 1940, quando o filme se passa. Porém, nem todas as versões originais poderiam ser utilizadas para o longa, que conta a história dos primeiros dias de Winston Churchill como primeiro ministro britânico, durante a Segunda Grande Guerra. Um exemplo é a cadeira de madeira na qual o político se sentava: foi criada uma réplica exata para a produção. Para dar mais realidade ao item – e deixá-lo igual à versão original – foram feitas imagens em close do personagem, interpretado por Gary Oldman, arranhando os unhas e o seu anel nos braços do móvel – as marcas de arranhão são vistas à olho nu pelos turistas que visitam o Winston Churchill’s War Rooms.

indicados ao oscar 2018

 (O Destino de Uma Nação/Divulgação)

3.Dunkirk

Apesar de mostrarem momentos diferentes de uma mesma linha do tempo – Dunkirk também fala sobre a Segunda Guerra Mundial – esse filme e O Destino de Uma Nação tem um ponto em comum: barcos. Uma associação britânica ainda mantém intactos barcos usados originalmente na evacuação de Dunkirk, e enquanto eles foram usados por meses para o filme que recebe o mesmo nome da ação, eles estiveram por um dia nos bastidores do longa anterior – uma ligação no set e, claro, na narrativa desses dois momentos históricos.

indicados ao oscar 2018

 (Dunkirk/Divulgação)

4.Me Chame Pelo Seu Nome

A casa usada de cenário para o filme não fica na Ligúria, próximo ao Mar Mediterrâneo, onde a história se passa originalmente, mas na Lombardia. Para deixar o set de acordo com o ambiente original, no entanto, pêssegos de verdade foram presos às arvores locais e pessegueiros e damasqueiros foram levados para lá para a ambientação, já que essas são árvores típicas da Ligúria que não existem na Lombardia.

indicados ao oscar 2018

 (Me Chame Pelo Seu Nome/Divulgação)

5.Corra!

Acredite se quiser, o filme Corra! ganhou o seu efeito visual final por causa dos cortes de fundos nas produções. O diretor, Jordan Peele, descobriu um mês antes que não teria dinheiro para filmar o longa em Los Angeles, por isso, foi até Farihope and Mobile, no Alabama. Lá, ele conseguiu gravar na Barton Academy, a primeira escola pública do estado. O prédio funcionou até os anos 1960, e hoje é considerado um ‘lugar de perigo’, porque não existem fundos estaduais para a sua restauração. Ainda assim, está marcado como um dos lugares históricos do estado (e do país) no registro nacional dos Estados Unidos.

Fonte: Architectural Digest

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s