5 cozinhas em corredor cheias de boas soluções
Cinco escritórios de arquitetura apresentam projetos lindos e contam as considerações necessárias na hora de começar a planejar cozinhas estreitas
Estreitas e compridas, as cozinhas estilo corredor são cada vez mais comuns nas residências: e acredite, o espaço limitado não impede que elas sejam charmosas e eficientes.
Para facilitar o processo, nós conversamos com vários especialistas e reunimos três truques básicos para otimizar esse espaço:
- O essencial é reservar um mínimo de 90 a 110 centímetros de circulação, não importa o tamanho exato do projeto.
- Para dar a sensação de amplitude, separe os polos da cozinha: em uma parede, tudo que tiver grande profundidade, como os armários da despensa, o fogão e a geladeira. Na outra, bancadas e prateleiras. Use e abuse dos nichos abertos!
- Combine cores e materiais para deixar o ambiente dinâmico.
Abaixo, confira cinco projetos com todas as dicas dos arquitetos:
1. Geladeira, pia e fogão dispostos em sequência
Neste projeto de Marcia e Tiago Campetti, em um lado da cozinha estão dispostos todo o mobiliário e eletrodomésticos — geladeira, fogão e pia em sequência otimizam o fluxo do trabalho. O primeiro ambiente dobra de função como área de serviço e a lavadora de roupas também entra na equação.
E quem disse que cozinhas pequenas não podem ser coloridas? “Uma das paredes pode e deve receber um tratamento especial, com pintura ou um revestimento ousado”, dizem. Na foto, eles aproveitaram o brilho do laranja para trazer vida a pontos estratégicos.
2. Mistura de tons neutros e cores vibrantes
A arquiteta Daniela Barranco Omairi também não se deixa intimidar pela cozinha em corredor. Especialmente neste projeto, onde o laranja foi escolhido para deixar o espaço mais alegre. O truque foi balancear a cor, que aparece na maior porta do armário, com tons mais neutros, voltados para o cinza.
Para evitar a sensação limitada que um espaço estreito pode trazer, ela colocou armários altos de um lado e, do outro, inseriu nichos e uma bancada mais longa.
3. Sala integrada e módulos aéreos
Esta cozinha, assinada por Bianca Decker e Nanda Bagatin, tinha um desafio: uma das paredes abrigava uma grande porta para outro cômodo. O problema foi contornado com a reformulação do ambiente em um formato próximo a um ‘L’, deixando os módulos aéreos principalmente na parede menor, com cafeteira, micro-ondas, sanduicheira e liquidificador logo embaixo.
Para tornar o espaço mais prático, fogão e pia ficam de um lado, com a geladeira na parede oposta, facilitando o acesso. A integração com a sala, feita por meio do nicho aberto pelo balcão, traz iluminação natural e um respiro ao décor.
4. Bancada para café da manhã
A prioridade das arquitetas Mariana Stockler e Carolina Posanske nesta cozinha compacta era a boa divisão da área de armários e de preparo. Cada uma se dispõe de um lado, com uma bancada para pequenas refeições, um desejo da moradora.
A ideia é que a cozinha fosse fácil de manter arrumada, inclusive por meio do uso de materiais bonitos e práticos.
5. Separação espelhada
Esta cozinha tem ainda outro diferencial: conectada à lavanderia, uma porta espelhada em um trilho esconde os espaços quando necessário. A mistura do balcão e prateleiras de madeira com o branco ajuda a ampliar visualmente o ambiente, ao mesmo tempo em que foge da monotonia monocromática. Para decorar, vários temperos e utensílios ficam expostos — é só pegar e usar! O projeto é de Renata Castilho e Camila Buciani.
Leita também: 24 cozinhas em estilo corredor projetadas por membros do Casa PRO.
Está construindo? Tire suas dúvidas sobre metragens mínimas dos ambientes da casa nesta matéria.