Casa Created with Sketch.

4 formas de decorar uma sala retangular

Lidar com um cômodo longo pode ser complicado, mas existem maneiras de criar um ambiente aconchegante com alguns truques simples

Decorar uma sala retangular parece um desafio. Por causa da disposição do cômodo, parece que os móveis sempre ficam amarrotados em um canto ou espalhados demais pelo ambiente. O truque é sempre buscar um equilíbrio e tentar criar uma proporção no ambiente.

Para isso, separamos algumas dicas que você pode colocar em prática e deixar a sua sala retangular aconchegante e com a sua cara:

1.Crie um foco

A questão de salas retangulares é que elas parecem compridas demais. Não é difícil reverter esse efeito: crie um foco de atenção do outro lado, porque isso aproxima as paredes. Ou seja, coloque um quadro grande, um belo sofá, um par de poltronas ou uma prateleira imponente. Mas é preciso chamar a atenção do olho para criar esse feito – ou seja, coisas pequenas, como quadrinhos, não funcionam nesse caso.

Veja também

2.Crie dois ambientes

A maneira mais eficiente de aproveitar um cômodo largo é criando dois ambientes em um só. Isso significa que você pode separar um lado para o sofá e a televisão e o outro para uma mesa de jantar, por exemplo. Ou criar uma área de trabalho de um lado e uma de descanso do outro. São infinitas possibilidades, mas lembre-se que não necessariamente você precisa dar uma única função para esse ambiente.

3.Evite espelhos

Por mais que fiquem lindos na sala de estar, o espelho dá a impressão de que o ambiente é muito maior do que a realidade. Isso significa que dispor um espelho no fim de uma sala retangular deixará o ambiente ainda mais comprido. O melhor é evitá-lo e optar por quadros e outros itens de decoração que aproximem as paredes e deixem o ambiente mais aconchegante.

 

 

Veja também

4.Afaste as paredes

Assim como um quadro grande no final de um cômodo longo aproxima as paredes, você pode usar de truques que enganam a visão para empurrar as outras paredes e dar a sensação de que o ambiente é mais proporcional. Uma forma de fazer isso é colocar os tacos de madeira perpendiculares ao comprimento, ao invés de paralelo, montar uma iluminação linear ou usar tapetes listrados (e colocar essa estampa perpendicular ao comprimento também). São pequenas ilusões de ótica que fazem o cômodo parecer maior, mas de uma forma proporcional.

 

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s