Casa Created with Sketch.

4 dúvidas sobre closets respondidas por especialistas

O closet deve ser iluminado artificialmente? Há espaço para luz natural? Qual é a metragem adequada? Como ampliar este ambiente? Confira as dicas dos especialistas

1. Um closet deve ser iluminado e ventilado?

“Quando o closet é ventilado e iluminado naturalmente é importante que os armários tenham portas que protejam as roupas, pois o sol pode desbotar e o vento deixa-las empoeiradas”, diz a designer de interiores Patrícia Covolo, do escritório . Closet sem porta nos armários é mais prático, é possível visualizar todas as peças, neste caso, se preferir mantê-los abertos, sugiro que instale persianas dela solar ou blackout, que amenizam a incidência da luz solar. No caso de o closet estar no quarto, coloque uma porta para separá-lo, assim, garante privacidade e, no caso de um casal, um não precisa incomodar o outro enquanto se troca. Deixe sempre uma tomada interna no armário, pois permite a instalação de um desumidificador em caso de ambientes úmidos, com facilidade para formar mofo. Existem muitas opções de acabamentos para os closets; para a parte interna dos armários sempre sugerimos cores claras, que deixam as roupas mais visíveis.”

01-duvidas-sobre-closets-respondidas-por-especialistas

 (/)

02-duvidas-sobre-closets-respondidas-por-especialistas

 (/)

2. Qual a metragem ideal para um closet?

Para calcular o espaço a reservar, leve em conta que prateleiras e cabideiros para roupas deverão ter de 55 a 65 cm de profundidade. Já a parte destinada aos sapatos requer 45 cm de profundidade. Lembre-se ainda da circulação interna: você precisará de uma área de 80 cm a 1 m de largura para se movimentar dentro do closet e até acomodar um pufe como apoio para se vestir. Pense também no layout – armários acompanhando a parede ou no formato de L, por exemplo. Com essas informações em mãos, demarque uma área com fita crepe no piso para ter uma ideia do espaço que o closet ocuparia e avalie se ele é realmente viável.

03-duvidas-sobre-closets-respondidas-por-especialistas

 (/)

3. É possível dar a impressão de que o closet é maior com papel de parede?

É melhor escolher modelos com pouca informação visual ou desenhos pequenos. Uma opção bacana são os papéis texturizados, sem imagens. Nessa linha, há os que imitam couro, seda ou palha, ótimos para criar a sensação de aconchego. Você também pode lançar mão de alguns truques que ajudam a equilibrar visualmente o espaço. Um deles é aplicar o papel do piso até a altura da porta e manter o restante da alvenaria branca, ou cobrir esse trecho menor com revestimento de outra padronagem. Escolha tons em harmonia com a cartela de cores da casa, evitando que sejam contrastantes com o armário: se o móvel for claro, siga a mesma linha. Também pode-se aplicar textura do tipo microcimento. Para arrematar com graça, instale ganchos charmosos para bolsas, lenços, colares e outros objetos.

04-duvidas-sobre-closets-respondidas-por-especialistas

 (/)

4. Como organizar o closet deixando tudo bem fácil de encontrar?

Para facilitar a visualização é interessante setorizar, deixar espaços específicos para cada tipo de peça e acessório, assim, você evita que as roupas fiquem amontoadas e escondidas no armário.

05-duvidas-sobre-closets-respondidas-por-especialistas

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s