Casa Created with Sketch.

4 dicas de principiante para sempre ter em mente ao cuidar de plantas

Essas dicas parecem básicas demais, mas são essenciais para qualquer pessoa que quer cuidar de plantas em casa

Você já sabe que cuidar de plantas não precisa ser um martírio ou um problema – na verdade, existem espécies incríveis que exigem poucos cuidados para ficarem bem. Mas, além disso, existem algumas regras de ouro para manter plantas em casa, que você pode ler a seguir.

O mais importante dessas regrinhas é que elas ajudam você a identificar quando a sua planta não está bem, quando precisa de um pouco mais de atenção e por onde medir alguns cuidados básicos como a rega. Isso garante que ela viva bem e saudável por muito tempo.

1.Muita água é tão ruim quanto água nenhuma

É importante ressaltar que o cuidado na hora de regar uma planta é imprescindível para que ela sobreviva. Muitas espécies têm raízes sensíveis que não gostam de ficar encharcadas e apodrecem com facilidade. É diferente de um animal de estimação, por exemplo, que você todos os dias enche o pote de água e espera que ele beba quando sentir sede. Se você fizer a mesma coisa com as suas plantas, é certeza que elas não vão sobreviver.

As plantas absorvem o oxigênio que fica acumulado no solo através das raízes. Se você enche a terra de água, essas bolhas de ar do solo serão cobertas de líquido, o que significa que a planta não respira. Algumas formas de reconhecer que a sua planta está sufocando é quando as folhas estão amarronzadas, as raízes estão crescendo mais altas (perto da superfície) ou ela desenvolveu algum tipo de mofo ou fungo.

O truque é sempre colocar um dedo fundo na terra. se ela estiver úmida, deixe a planta em paz por mais alguns dias. Caso contrário, regue.

2.A quantidade de luz importa, sim

Prestar atenção na quantidade de luz que uma planta é essencial para que ela cresça bonita. Por isso, é importante levar as considerações na hora da compra a sério. Existem plantas que sobrevivem bem pouca luminosidade (o que não significa que elas sobrevivam no escuro total), e outras que precisam de luz direta para ficarem bem. Por isso, sempre pense bem antes de colocar a sua planta naquele cantinho escuro do seu quarto ou no peitoril da janela.

Alguns sinais de que a sua planta precisa de mais luz: folhas amareladas, as novas folhas não estão crescendo e a sua planta está inclinando, crescendo na direção da luz.

3.Plantas também preferem temperaturas amenas

Assim como você, uma planta não gosta de ventos gelados ou de climas quentes demais. Ou seja, por mais que você tenha decidido que o peitoril da janela é o melhor lugar para a sua plantinha, fique atento: durante o inverno, é importante deixá-la longe das correntes de vento e, no verão, preste atenção para que ela não fique muito tempo em contato com o sol quente (existem espécies que não lidam bem com a luz do sol direta).

Como saber se a temperatura está fazendo mal? Caso ela esteja sofrendo com o frio, folhas amareladas e que estão caindo com frequência são um sinal. Já o sintoma mais comum do calor é o murchar de folhas e flores.

4.Usar fertilizante demais é pior do que usar pouco

Colocar carvão na base da planta, usar cascas de ovos e fertilizantes específicos são bons para garantir que as suas plantas estão recebendo tudo o que elas precisam para crescerem bem. Porém, atenção à quantidade!

A vontade é de sempre colocar um pouquinho mais “por precaução”, mas se for possível, coloque um pouco menos do que indica a embalagem. Fertilizante demais pode queimar a raiz e, paradoxalmente, limitar a habilidade da planta de absorver nutrientes. Você pode perceber raízes escuras, folhas que caem e morrem e crescimento muito lento.

Fonte: Apartment Theraphy

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s