4 dicas para ter um banheiro moderno

Saiba quais são as características que fazem deste cômodo um lugar especial

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 ago 2024, 23h33 - Publicado em 27 mar 2021, 18h00

O banheiro tem se transformado em um protagonista das residências atuais, sobretudo pela crescente necessidade das pessoas de encontrarem neste cômodo um raro momento a sós para relaxar e cuidar do corpo e da mente.

Dentre os diferentes estilos de decoração, os banheiros modernos têm se destacado na combinação entre revestimentos, móveis, cubas, vasos sanitários, torneiras, chuveiros, entre outros.

Diferente do estilo rústico, no qual a paleta de cores costuma ser mais neutra e o visual mais bruto e “inacabado” dos materiais costuma prevalecer, os banheiros modernos prezam por uma combinação mais assertiva desses materiais, de modo a destacar cores, formas geométricas etc.

A Fani Metais e Acessórios apresenta abaixo quatro formas de deixar um banheiro com cara de moderno, seja no projeto ou até mesmo para reformá-lo. Confira:

1. Formas geométricas

Continua após a publicidade
Apê de 45 m² esconde a lavanderia na sala de estar. Projeto da Inovando Arquitetura. Na foto, banheiro com revestimento colorido no box
(Kadu Lopes/Divulgação)

As formas geométricas são essenciais em um banheiro moderno e uma maneira eficiente de incorporar isso ao cômodo é por meio dos revestimentos – o que é mais fácil de fazer ao construir do que reformar. Além do próprio formato do revestimento (como é o caso das pastilhas quadradas ou hexagonais e retangulares azulejos de metrô), você pode também buscar essas variações de desenhos geométricos na “estampa” das peças.

2. Minimalismo

Continua após a publicidade
Cobertura deslumbrante de 760 m² na praia tem cozinha gourmet e piscina. Projeto de Simara Melo. Na foto, banheiro, cuba esculpida branca.
(Eduardo Macarios/Divulgação)

O apreço pelo minimalismo é outra característica importante dos banheiros modernos, especialmente na escolha dos materiais, móveis e objetos. Carregar um ambiente com ‘informações’ desencontradas nunca é recomendável, mas no minimalismo você precisa ir além. O ideal aqui é planejar um ambiente de visual clean, trazendo só o necessário para a rotina e tirando da vista o que você não usará diariamente.

3. Cores

Continua após a publicidade
Janelas azuis dão charme a casa de praia em Búzios com suíte térrea escondida por lambris. Projeto de Fernanda Zeitoune. Na foto, banheiro, ladrilho, meia parede azul.
(Ariel Chalom/Divulgação)

A escolha da cor é fundamental em qualquer estilo – para ambientes modernos, a clássica combinação entre preto e branco costuma ser a mais comum, mas você pode usar essas mesmas cores para dar destaque a outros acabamentos, como os tons metalizados e cinza.

4. Torneiras, misturadores e chuveiros

Continua após a publicidade
Sapateira com bar e chapeleira dá boas vindas em apê com composteira na varanda. Projeto de Mari Milani. Na foto, banheiro, armário aéreo rosa, parede verde.
(Julia Herman Fotografia/Divulgação)

Torneiras, misturadores e chuveiros com design clean são perfeitos para banheiros modernos. A cor preta, seja no acabamento brilhante ou fosco, tende a ser a preferida para essa aplicação, mas você pode também buscar opções cinzas/grafites. Se a ideia é que os metais sejam um ponto de atenção, é importante que a cor deles se destaque – especialmente pelo contraste – com o fundo.

Publicidade