30 ideias para usar cores e estampas na decoração

Se você está pensando em trazer mais personalidade aos ambientes, vai adorar essas dicas

Por Yeska Coelho 14 dez 2020, 10h04

Combinar cores e estampas pode parecer difícil, mas é um recurso estético que pode trazer muita personalidade, principalmente quando o assunto é decoração. Para conseguir ter sucesso nessa tarefa, basta pensar em combinações que tenham harmonia e conversem entre si.

reprodução/Sophie Robinson

A seguir, separamos algumas sugestões para ajudar a fazer bonito na hora de misturar cores e estampas na decoração da sua casa.

1. Mesma tonalidade

Uma dica esperta para quem está começando a fazer esse tipo de combinação, e ainda não se sente totalmente à vontade, é escolher uma cor como base e investir em estampas de tonalidades próximas ou mesmo iguais.

Julia Ribeiro/Casa.com.br

Dessa forma é mais difícil errar e criar um ambiente sobrecarregado, já que os tons terão harmonia entre si, mas muito cuidado! Dependendo da tonalidade eleita, colocar estampas muito fortes pode deixar o espaço com muita informação. Nesse caso, o bom senso e o gosto pessoal vão conseguir te guiar da melhor maneira.

2. Invista em uma base neutra

Divulgação/Casa.com.br

Em um ambiente com tonalidades mais claras, misturar cores e estampas em itens de decoração é uma forma simples de dar graça sem perder a sofisticação. Além disso, as chances de errar e deixar o espaço sobrecarregado são muito pequenas. 

3. Utilize cores e texturas nas paredes

Jenna | Cozy Happy Home / reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

Decorar as paredes é um jeito criativo de fazer uma composição diferente e cheia de estilo. Tijolinhos à mostra, papéis de parede, adesivos ou até mesmo um mix com tintas são opções a se considerar.

4. Escolha cores contrastantes e não conflitantes

A mistura de cores — principalmente se tratando dos móveis — pode ser feita de forma livre, desde que as cores contrastam e não conflitem entre si. Inclua estampas mais neutras nesse caso.

Divulgação/Casa.com.br

Uma dica esperta é o uso de tons terrosos, que são cores mais concentradas, cheias de personalidade e fáceis de combinar.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade