Continua após publicidade

30 ideias para usar cores e estampas na decoração

Se você está pensando em trazer mais personalidade aos ambientes, vai adorar essas dicas

Por Yeska Coelho
8 fev 2023, 19h00
Quarto com cama e paredes com desenhos florais
Projeto de Pílula Antropofagik Arquitetura. (Produção visual: Pílula Arquitetura, Sandra Rodrigues e Bruno Padovan/ Fotos: Denilson Machado/Casa.com.br)

Combinar cores e estampas pode parecer difícil, mas é um recurso estético que pode trazer muita personalidade, principalmente quando o assunto é decoração. Para conseguir ter sucesso nessa tarefa, basta pensar em combinações que tenham harmonia e conversem entre si.

A seguir, separamos algumas sugestões para ajudar a fazer bonito na hora de misturar cores e estampas na decoração da sua casa.

1. Mesma tonalidade

Cozinha; cozinha com marcenaria verde menta; piso geométrico
Projeto de Amanda Miranda. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Uma dica esperta para quem está começando a fazer esse tipo de combinação, e ainda não se sente totalmente à vontade, é escolher uma cor como base e investir em estampas de tonalidades próximas ou mesmo iguais.

Quarto; papel de parede; papel de parede de flores; tapete.
Projeto de Korman Arquitetos. (Eduardo Pozella/Casa.com.br)

Dessa forma é mais difícil errar e criar um ambiente sobrecarregado, já que os tons terão harmonia entre si, mas muito cuidado! Dependendo da tonalidade eleita, colocar estampas muito fortes pode deixar o espaço com muita informação. Nesse caso, o bom senso e o gosto pessoal vão conseguir te guiar da melhor maneira.

Continua após a publicidade

2. Invista em uma base neutra

Mural colorido na sala de estar
Projeto de Bustamante Arquitetura. (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Em um ambiente com tonalidades mais claras, misturar cores e estampas em itens de decoração é uma forma simples de dar graça sem perder a sofisticação. Além disso, as chances de errar e deixar o espaço sobrecarregado são muito pequenas. 

3. Utilize cores e texturas nas paredes

Sala de estar com sofá branco; meia parede rosa; quadro cima do sofá
Projeto de Amanda Miranda. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

Decorar as paredes é um jeito criativo de fazer uma composição diferente e cheia de estilo. Tijolinhos à mostra, papéis de parede, adesivos ou até mesmo um mix com tintas são opções a se considerar.

4. Escolha cores contrastantes e não conflitantes

Quarto; cama de casal com roupa de cama laranja e almofadas; poltrona ao lado da cama
Projeto de Pílula Arquitetura. (Luiza Schreier/Casa.com.br)

A mistura de cores — principalmente se tratando dos móveis — pode ser feita de forma livre, desde que as cores contrastam e não conflitem entre si. Inclua estampas mais neutras nesse caso.

Continua após a publicidade
Três arcos de tamanhos diferentes e com tons terrosos
(Reprodução/Pinterest)

Uma dica esperta é o uso de tons terrosos, que são cores mais concentradas, cheias de personalidade e fáceis de combinar.

 

Publicidade