3 hortas de apartamento
No terraço, na varanda e até na janela: projetos mostram que é possível cultivar ervas e temperos em pequenos espaços

Quem gosta de cozinhar em casa sabe a delícia que é ter temperos frescos à mão. Pois esse prazer é possível mesmo em espaços compactos. Hortas crescem bem em vasos pequenos. Basta ter sol e seguir alguns cuidados simples de manutenção. Nessa reportagem, confira uma horta perto da janela, uma na varanda e outra no terraço.E quem mora em casa, pode ter uma horta na laje. Para saber como, leia a história de Marie Kaufmann.
Aromas que vêm da janela
Na Espanha, estagiando no badalado restaurante Mugaritz, Thomas Troisgros aprendeu o cultivo dos temperos. “A primeira tarefa da manhã era cuidar da horta”, lembra. Hoje, trabalhando ao lado do pai, o chef francês Claude Troisgros, em três restaurantes no Rio de Janeiro, ele usa ervas orgânicas trazidas diariamente de Petrópolis.

Varanda sempre verde
Quando mudou de uma casa com jardim para este apartamento pequeno, no Rio de Janeiro, a jornalista Clarice Ribeiro fez questão de encontrar um espaço para sua horta. A solução da arquiteta Ana Paula Souza foi ocupar a varanda integrada à sala, a área de melhor insolação do imóvel. “As ervas enfeitam e perfumam. Muitas vezes, os vasos estão tão bonitos que trago para o interior”, diz a moradora.
Dica da moradora: “Toda semana, podo as folhas das extremidades, mesmo se não vou usá-las. Isso faz a planta crescer mais forte e bonita”.

Vasos grandes no terraço
Na área de lazer da designer Walquíria Tessari Derenze, não podia faltar uma horta. “Nosso maior prazer é receber os amigos para cozinhar, e os temperos frescos são ingredientes fundamentais nas reuniões”, conta ela. A cobertura de seu apartamento, em São Paulo, tem uma cozinha gourmet integrada ao pequeno jardim de vasos, onde a designer colhe manjericão, alecrim e pimenta. Paisagismo assinado por Caterina Poli e Sérgio Menon, do escritório Grama e Flor.
Dica da paisagista: “A rega deve ser diária, e a adubação, a cada um ou dois meses, com fertilizantes naturais ou húmus de minhoca. No tratamento de pragas, também use apenas inseticidas naturais”.
