Casa Created with Sketch.

11 dúvidas sobre espelhos esclarecidas

Profissionais esclarecem todas as dúvidas que você sempre teve sobre espelhos

04

“Eu acho o espelho uma ideia fenomenal para você ampliar um ambiente. Para criar essa sensação óptica, ele é perfeito porque você não vai ver nenhuma limitação, você vai ver réplicas e isso te dá uma dimensão totalmente diferente”, disse o decorador Roberto Negrete ontem, quando foi entrevistado ao vivo pela redatora-chefe de CASA CLAUDIA, Lúcia Gurovitz. Tirando dúvidas de alguns dos 17 mil leitores em tempo real pelo Facebook da marca, Negrete explicou qual o melhor local para colocar o espelho na hora de ampliar um quarto. “Depende muito da sua expectativa. A parede da cabeceira sempre é a mais importante, mas será sempre a parede que você não vai ver quando você estiver deitada, então se o que você espera é abrir os olhos de manhã, quando acordar, e ver que o quarto é grande, este não é o local. Por outro lado, se você quer que esta sensação quando você entra no quarto, coloque nessa parede”, orienta. 

Tem mais dúvidas sobre espelhos? Confira abaixo 11 perguntas respondidas:

1. Espelhos com moldura é atual ou brega?

Depende da decoração. Na verdade, não existe aquilo que é atual ou não: é saber usar as peças de maneira correta. Em nossos projetos preferimos utilizar espelhos inteiros colados na parede, com guarnição de ambos os lados para dar melhor acabamento. Outra opção é usar um painel de MDF solto da parede e iluminado para fazer um efeito de volumetria, e depois é só colocar o aparador na frente. Importante: o aparador nunca pode ser maior que o espelho.

Consultoras: Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli – Arquitetura e Interiores

2. Como fixar um espelho na parede?

Sua preocupação é justificada, uma vez que a umidade excessiva do ambiente pode prejudicar o adesivo. Entretanto, há no mercado um produto para fixação segura: o silicone neutro próprio para espelhos (o tipo usado em boxes não serve). O material deve ser aplicado apenas em alguns pontos no verso da placa de vidro, de forma que a superfície não fique totalmente em contato com a alvenaria. O espaçamento criado favorecerá a circulação de ar, evitando que a umidade se instale.

Consultoras: arquitetas Ana Claudia Marinho, do blog Salto Alto & Mamadeiras; Carla Pontes, tel. (11) 3032-4371; e Simone Goltcher, tel. (11) 3814-6566, são Paulo.

3. Como dispor um espelho na parede de uma sala pequena?

Pense na imagem que será refletida. Quanto mais agradável, melhor. Além disso, para cumprir a função de ampliar o espaço, a superfície reflexiva não pode ser tímida. Se ela estiver perto da mesa de jantar, o ideal é que cubra do piso até a altura de, no mínimo, 1,80 m. Na largura, deixe-a ultrapassar um pouco a extensão da mesa ou termine a 40 cm das paredes laterais.

Consultoras: arquitetas Carolina RoccoJulliana Camargo.

4. O que devo levar em conta para escolher a melhor parede da sala para colocar um espelho?

Para decidir em qual parede irá instalar o espelho, avalie o que deseja obter com esse recurso: dar profundidade ao ambiente, clarear áreas escuras, refletir algo que acha bonito? Se a sala é pequena, colocá-lo na parede de fundo trará a sensação de amplitude. Caso o espaço tenha janelas ou portas voltadas para o jardim ou a varanda, a solução campeã é fixá-lo na parede oposta a elas – o espelho aumentará a luminosidade, rebatendo a luz que entra pelas aberturas, e trará o verde para dentro do ambiente. Agora, se a paisagem não for tão exuberante (quem vai querer reproduzir um paredão de prédios?), é melhor apostar na reflexão dos objetos. Uma localização clássica para o espelho é na sala de jantar, na parede atrás do aparador, posição em que a peça cria a impressão de profundidade e valoriza vasos, garrafas, taças e outros itens sobre o móvel. Por fim, aí vai uma informação a título de curiosidade: segundo o feng shui, técnica chinesa de harmonização de ambientes, um espelho em frente à porta de entrada tem a propriedade de repelir toda a energia ruim que tenta entrar na casa.

Consultoras: arquiteta Cristina Bozian, tel. (11) 3253-7544, São Paulo, e designers de interiores Maristela Gorayeb, tel. (11) 3062-7536, São Paulo, e Karina Koetzler, tel. (48) 9972-8384, Florianópolis.

5.  Feng Shui: como usar o espelho para ampliar um espaço?

Nem todo espelho dá a sensação de amplitude. Para obter esse efeito, estude o formato do cômodo antes de escolher a parede que o receberá. Fique de frente para cada parede. Imagine qual delas você gostaria que não existisse. Em vez de derrubá-la, instale um espelho ali. Só evite espelhos em frente a mesas de jantar ou sofás de modo que as pessoas vejam seu próprio reflexo. Ficar se admirando o tempo todo é desagradável.

6.  Feng Shui: como usar o espelho para valorizar um objeto?

Se você pudesse, encheria a casa de flores? Então, que tal duplicar – visualmente – a quantidade de vasos da sua sala? Escolha um cantinho para colocar um vaso bem bonito e florido. Em seguida, fixe um espelho na parede mais próxima, de forma que a imagem do buquê seja refletida no objeto. Procure um lugar que seja fácil de visualizar. Uma mesa de canto na sala ou um console no hall de entrada são boas opções.

7.  Feng Shui: como usar o espelho para iluminar um canto escuro?

Nem todas as paredes de um cômodo recebem luz direta. Mas esse pequeno problema pode ser facilmente resolvido com a instalação de espelhos em locais estratégicos. Faça a seguinte experiência: observe, ao longo do dia, quais pontos do ambiente recebem os raios do sol e aqueles que permanecem escuros. Instale um espelho no ângulo exato para refletir a luz sobre as paredes sombrias. O resultado será cinematográfico!

8. É possível remover as manchas escuras que aparecem no espelho?

A película de prata que transforma um vidro incolor em um espelho requer uma tinta especial para protegê-la da umidade. A falta desse item ou o uso de produtos de baixa qualidade pelo fabricante podem deixar a peça vulnerável à oxidação, provocando manchas que, infelizmente, não podem ser removidas. Para não correr esse risco, algumas empresas se valem de dupla camada de proteção ou de selante nas bordas – na dúvida, convém questionar o fornecedor antes da encomenda. Se for comprar um modelo pronto, verifique na embalagem se ele atende aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que exige a aplicação da tinta protetora. Outro fator que pode desguarnecer o espelho é a instalação com cola de sapateiro ou produtos com solvente orgânico. A Associação Brasileira de Distribuidores de Vidros Planos (Abravidro) recomenda que a fixação seja feita com silicone neutro.

9.  Qual deve ser o tamanho do espelho para ampliar um banheiro?

Sim, de acordo com a designer de interiores Carla Noronha (tel. 71/8866-6175), de Salvador. “Não há regras nem limites, porém é preciso bom-senso para obter uma estética agradável.” Ela aconselha um espelho horizontal que ocupe a parede de ponta a ponta, ou peças menores, de tamanhos e formatos diferentes, que podem, inclusive, ultrapassar o limite da pia. “A maioria das pessoas prefere se limitar à largura da bancada porque é a forma mais comum e a que oferece menos chance de erro”, afirma Flavio Moura (tel. 71/3276-0614), arquiteto e designer de interiores na capital baiana. Flavio propõe uma solução simples e de efeito: “Escolha um espelho vertical que tenha a mesma largura da bancada e se prolongue do tampo da pia até o teto”.

10. Como combinar lustre de cristal e espelho na sala de jantar?

Numa sala de jantar, essa composição é muito bem-vinda, especialmente se o estilo do restante da decoração for contemporâneo. Se o espelho tiver moldura de madeira, ficará lindo associado a um conjunto de mesa e cadeiras desse mesmo material. Para uma peça nas dimensões que você mencionou, posicioná-la na horizontal, centralizada em relação à mesa, é o arranjo mais convencional. Mas existe outra possibilidade, que escapa do óbvio: colocá-la na vertical, na parede detrás de uma das cabeceiras, alinhada com a largura do tampo da mesa. Caso goste do efeito de profundidade que o espelho proporcionará nessa situação, você pode pensar até em investir futuramente num modelo que ocupe toda a parede da sala de jantar. Quando a ideia é duplicar algo bonito e suntuoso, como o seu lustre de cristal, é melhor não economizar no tamanho para que o pendente não tenha sua imagem cortada quando refletida. Consultores: arquitetos Claudia Napchan, do estúdio Sendo, tel. (11) 3872-1133, São Paulo, Francisco Almeida, tel. (41) 3323- 3999, Curitiba, e Flávia Gerab, tel. (11) 3044- 5146, São Paulo, e designer de interiores Lia Strauss, tel. (11) 3062-7404, São Paulo.

11. Qual o espelho ideal para destacar as pastilhas do banheiro?

A opção mais indicada seria um modelo redondo – calcule seu tamanho de modo a reservar um bom espaço de revestimento livre ao redor da peça. “Centralize o espelho em relação à bancada, e as pastilhas servirão de moldura para ele”, explica Marli Rodrigues (tel. 61/3435-7970), designer de interiores de Brasília. Ela ainda sugere uma brincadeira com peças desse mesmo formato, porém de diferentes tamanhos, mas isso dependerá da área a ser coberta: se o ambiente for pequeno, uma unidade já resolve a questão. A arquiteta Roberta Trida (tel. 11/8202-7072), de Barueri, SP, propõe um complemento interessante: “Deixe o espelho levemente afastado da parede – para isso, utilize uma pequena base de madeira atrás dele. Assim será possível embutir uma fita de led, cuja luz irá ressaltar a superfície”. Se preferir um elemento quadrado ou retangular, mantenha vagos cerca de 20 cm de pastilhas dos quatro lados, porém saiba que o revestimento ficará mais encoberto que na primeira situação. “A falta de planejamento pode resultar em prejuízo estético. Por isso, é essencial pensar nessa etapa antes mesmo da aplicação das pastilhas”, avisa Marli.

Confira também 4 jeitos modernos de usar espelho na decoração, ideias para realçar a decoração com espelhos, e o certo e errado dos espelhos na decoração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s