Casa Created with Sketch.

10 segredos para ter um home office perfeito

O arquiteto Roberto Negrete e a personal organizer Rafaela Oliveira dão dicas de como ter um escritório dentro de casa

A nova era já mostrou que é muito marcada pelo remoto. As empresas estão deixando de lado os formatos tradicionais e o home office é uma tendência que fica cada vez mais forte no mundo corporativo. Porém, trabalhar de casa não é só alegria: ter um ambiente que seja propício e que ajude você a manter a concentração e a produtividade são essenciais para que o trabalho se mantenha constante.

Para que isso aconteça, o principal é ter um espaço específico para trabalhar – seja uma escrivaninha no canto da sala ou um escritório completo em casa. Montar o home office perfeito não é difícil, você precisa apenas seguir os segredos abaixo.

Segredo 1: Faça uma auto-avaliação.

As necessidades e especificidades de um home office variam conforme a profissão do morador. “Um escritório de um designer tem características diferentes do espaço de um atendente de telemarketing, por exemplo. A auto-avaliação irá definir as características do espaço é importante para o morador elaborar um programa para sua vida profissional”, afirma o arquiteto Roberto Negrete.

Digamos que não é bem um office, mas é o cantinho que conseguimos no quarto para colocar a mesinha e trabalhar. . Algumas vezes eu preciso trabalhar de casa e esse cantinho quebra um galho. A gente divide a mesa com uma mini mini mini estação de make fofa que me quebra um super galho feita pela @cumbucamarcenaria . Ela tem até espaço pra apoiar o celular e assistir o tutorial de make. Eu sou mega ruim pra me maquiar, não tenho o dom de verdade? Jamais consegui deixar um olho igual ao outro… mas cada um com suas limitações não é mesmo? . A vida pode ser feita de cantinhos, limitações e ainda assim ser incrivelmente maravilhosa! . Não precisamos de muito espaço, de casa grande, precisamos estar juntos. Isso basta! . Uma excelente sexta-feira pra vc ❤️❤️ . . . . Foto: @paulagiolito . →  Use #grupomaisvisao para sair nos perfis do @grupomaisvisao . → Mais inspirações em: @decormaisdecor @meuprimeiroap @decorandoacasaeavida @chiquedecor . . . #Casa #decor #projetos #interiores #arquitetura #decoração #design #instadaily #instadecor #home #homestyle #cor #world #beautiful #decoracao#house #interiordesign #amazing #inspiration #inspiracao #homeoffice #homeofficedecor #office #escritorio

A post shared by Ap.1104-RJ (@ap.1104rj) on

Veja também

Segredo 2: O home office precisa ser separado?

Depende. Tudo depende das possibilidades do morador e, mais uma vez, de quem é o profissional que irá trabalhar. “Uma auto-avaliação é importante: saber quais as necessidades da sua profissão e como é sua estrutura familiar. Se você tem crianças pequenas, por exemplo, é melhor ter um cômodo apenas para o escritório”, indica Negrete.

Segredo 3: Como organizar os materiais do escritório?

A dica para deixar tudo organizado é: separe todos os itens de escritório e miudezas por categorias e guardá-los em gavetas, caixas, pastas, divisórias de gavetas ou outros produtos organizadores. “Para facilitar a procura e você perder menos tempo, identifique o conteúdo com etiquetas. Se não tiver produtos organizadores em casa, improvise. Encape caixas e transforme-as em divisórias de gavetas, reutilize caixas de cereal para organizar revistas e potes de sobremesa podem virar organizadores de miudezas pra lá de originais”, ensina a personal organizer Rafaela Oliveira.

Segredo 4: Como não deixar que as contas de casa se mistures às do trabalho?

“Você pode destinar uma pasta com divisórias (sanfonada) e colocar as contas (separadas por meses) em casa divisória. É legal separar as contas de pessoa jurídica das contas de pessoa física: assim você gasta menos tempo procurando, sem contar o controle maior de cada conta”, sugere Rafaela.

Segredo 5: Providencie os equipamentos de que necessita

Não há uma regra de “é preciso ter isso ou aquilo”. Cada profissional tem necessidade de equipamentos específicos e as exigências de cada profissão irão determinar as providências que o morador deverá tomar.

Segredo 6: Meu escritório pode ser no quarto?

O melhor é que escritório e quarto sejam separados. “Se o morador tiver a possiblidade, é importante não trabalhar no quarto para conseguir colocar limites entre a vida pessoal e a profissional. O ideal é que o espaço do home office seja em um cômodo com uma porta de entrada específica, separado do quarto – isso fará com que o morador se desloque até seu local de trabalho e delimite, no seu cotidiano, os momentos de trabalho e lazer”, defende Roberto.

Segredo 7: Tenha móveis confortáveis

Você irá passar muito tempo do seu dia trabalhando, então, ter móveis e cadeiras confortáveis é fundamental. Cuidado com a mesa! Muitos profissionais querem aproveitar uma mesa da sala, por exemplo, e se esquecem que, às vezes, elas não têm as medidas apropriadas para o trabalho. Uma cadeira confortável também é um item de ouro.

Segredo 8: Verde, luz e música

Use e abuse da natureza! “Tenha um lugar bem iluminado, agradável e ventilado – se possível, com ar condicionado. Nada impede que você tenha sua música, desde que ela não atrapalhe seu desempenho”, diz Negrete.

Segredo 9: Posso ter animais de estimação no home office?

Pode, desde que eles não atrapalhem seu desempenho profissional e não imprimam uma imagem negativa no espaço. “Seu espaço de trabalho precisa absorver suas necessidades e fazer com que você seja produtivo. Se trabalhar perto de um gato ou de um cachorro te deixa mais tranquilo, não há porque não fazê-lo”, diz o arquiteto.

Veja também

Segredo 10: Como separar a vida pessoal da profissional?

Barreiras espaciais podem ajudar, mas trabalhar e viver em cômodos diferentes não garante que você conseguirá separar seu universo íntimo do profissional – assim como trabalhar fora de casa não lhe dá essa garantia. “Esse é um exercício pessoal e cotidiano. Depende das pessoas escolherem separar os dois universos ou não, estarem conectadas ou longe das tecnologias. Exercício dos novos tempos e varia de acordo com cada uma. Estamos num século de comunicação nova e como encará-lo, tal qual como personalizar um home office, é uma atitude de cada morador”, finaliza Roberto.

Siga Casa.com.br no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s