10 dicas de decoração para sempre ter à mão

Precisa de uma ajuda para conseguir mudar a decoração de casa ou começar uma reforma? Então, fique com essas dicas em mente!

Por Marcela De Mingo 2 jun 2018, 13h53

Às vezes, tudo o que você precisa para montar a casa dos seus sonhos são dicas de decoração certeiras e que têm toda a informação necessária de um jeito fácil de entender, sem complicação. Pensando nisso, separamos justamente algumas dessas pérolas de décor para você ter sempre mão, para quando decidir mudar de casa ou dar uma revigorada no estilo da sua sala de estar.

1.Pense no contexto

Ao invés de pensar nos cômodos como independentes, visualizar a sua casa como um todo ajuda a ter uma visão geral de como cada ambiente pode conversar com o outro. O resultado final é um imóvel mais harmônico e coerente.

2.Use as paredes

Ao invés de quebrar a cabeça sobre como colocar a sua coleção de quadrinhos na parede, um papel de parede pode dar vida nova à um cômodo – e deixá-lo ainda mais impactante.

3.Procure itens únicos

Por mais que comprar em uma grande loja seja infinitamente mais fácil, abra a sua mente para procurar em outros lugares menores ou menos conhecidos aquela peça que será o destaque da sua decoração. Seja uma poltrona diferente ou uma mesa de centro vintage, isso faz toda diferença na hora de dar mais personalidade para um ambiente.

4.Na dúvida, invista nos clássicos

Uma forma de nunca deixar a sua casa ficar com uma cara batida, de moda que já passou, é colocar uma peça mais clássica e atemporal como centro do cômodo. Isso faz com que ele fique mais harmônico.

5.Use cores para dar o mood

Se você vive em um lugar com muitos dias nublados, criar uma casa mais colorida e com tons alegres é o segredo para reverter a melancolia causada pelo clima. O mesmo vale para qualquer outro lugar do mundo: use as cores para equilibrar o que você vê fora da janela.

Continua após a publicidade

6.Ressignifique

Tem um berço antigo? Transforme-o em um balanço para a varanda. Uma forma de deixar um imóvel mais divertido é brincando com a decoração e mudando o propósito de coisas que você tem. Como usar uma escada para guardar as toalhas no banheiro.

7.Não subestime o valor do hi-lo

Não é só de peças caras que é feita uma boa decoração. Na verdade, uma forma incrível de você montar um décor marcante é misturando itens de maior qualidade e valor com outros que encontra em locais mais acessíveis e que dão um ar mais pop e divertido para o ambiente.

8.Traga o lado de fora para dentro

Outra forma de tornar uma casa mais aconchegante e convidativa é trazer elementos da natureza para dentro – como flores, plantas e, claro, detalhes ou móveis em madeira.

9.Brinque com texturas

Veludo, couro, madeira, mármore… Vale a pena abusar das texturas diferentes para criar uma ambiente com mais profundidade e que conte uma história.

10.Não sacrifique o conforto

Claro, pode ser que você queira muito um ambiente moderno e com peças de decoração maravilhosas. Mas evite deixar o conforto de lado em nome do décor perfeito. Afinal, essa é a sua casa e é você que precisará lidar com o desconforto de sentar em um sofá duro ou em cadeiras pouco anatômicas o tempo inteiro.

Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade