Casa Created with Sketch.

Aniversário de São Paulo é celebrado em exposição de fotografias

A mostra é uma homenagem à capital paulista pela Companhia Melhoramentos, que completa 130 anos em 2020

 (Divulgação/Casa.com.br)

Amanhã, dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 466 anos. Cheia de contrastes e detentora de uma beleza e peculiaridade única, a capital paulista sempre foi inspiração para seus moradores.

Prova disso é Militão Augusto de Azevedo, fotógrafo ilustre do século XIX, que retratava a terra da garoa em suas imagens. O seu primeiro registro, datado de 1862, fará parte da mostra “São Paulo Hoje, Ontem e Amanhã – Estudo de Caso sobre o Vale do Anhangabaú“, que terá sua abertura precisamente no dia do aniversário da cidade.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A exposição é uma homenagem da Companhia Melhoramentos que, neste ano, também aniversaria: já são 130 anos de história.

Ao lado das fotos de Azevedo, também entram os registros do fotógrafo André Boccato (curador da mostra), além de croquis das obras de revitalização, que estão sendo promovidas pela Prefeitura.

 (Divulgação/Casa.com.br)

“A exposição nasce de um desejo de celebrar os 130 anos da Companhia Melhoramentos oferecendo à cidade todo um ano de comemorações sobre o passado, o presente e o legado para o futuro. Sem a pretensão de analisar ou opinar, essa curadoria optou apenas para olhar, com grande carinho, para esse pequeno trecho da nossa grande cidade, como um verdadeiro laboratório de túnel do tempo“, detalha Boccato.

 (Divulgação/Casa.com.br)

O curador explica que é um estudo de caso por ser um primeiro olhar setorizado sobre o local e uma forma de confrontar essa região da cidade no tema São Paulo Hoje, Ontem e Amanhã.

“Usamos a ferramenta da fotografia, essa documentação que ultrapassa o registro técnico e que se aproxima da arte e da poesia, mas que é fiel ao seu propósito de registrar o tempo e que nos permite viver – ou ao menos olhar – o que foi, o que é, e o que será”, analisa.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Vale destacar que todas as imagens históricas da exposição fazem parte do acervo da Casa Melhoramentos e foram escolhidas pelo curador dentre os álbuns do Centro de Memória da empresa.


Exposição “São Paulo Hoje, Ontem e Amanhã – Estudo de Caso sobre o Vale do Anhangabaú”

Onde: Casa Melhoramentos – Rua Tito, 479.

Quando: De 25 de janeiro a 28 de fevereiro. Segunda a sábado, das 8h30 às 18 horas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s