Casa Created with Sketch.

7 dicas da internet para organizar o freezer de uma vez por todas

Com esses truques, é possível aproveitar melhor o espaço do seu freezer, além de encontrar os alimentos de forma mais fácil!

Alimentos congelados deixam a vida na cozinha muito mais prática e funcional. Mas, de nada adianta se o freezer não estiver organizado e ficar lotado de produtos que não usamos mais ou caixas aleatórias. O site The Kitchn selecionou sete dicas para aproveitar melhor o espaço (muitas vezes pequeno) do freezer e deixar seu dia a dia ainda mais fácil. Confira:

1. Use clipes de papel para pendurar vegetais congelados

(A Side of Fab/Reprodução)

Manter frutas e vegetais congelados é uma ótima maneira de consumir porções diárias sem ter que se preocupar em comprar produtos frescos que podem estragar antes de que você consiga comê-los. Mas guardar os sacos semi-abertos e escorregadios é uma missão um tanto difícil. Usar clipes de papel para fechar os sacos e pendurá-los nas prateleiras é uma boa solução que ainda libera espaço no freezer.

2. Use os compartimentos

(Simply Organized/Reprodução)

Caixas, compartimentos e gavetas podem ser grandes aliados na hora da organização. Além de aproveitarem o espaço, a separação deixa os produtos com fácil alcance. Uma boa dica é agrupar os alimentos por categorias, como vegetais, legumes e carnes, por exemplo.

3. Etiquete tudo

(Time with Thea./Reprodução)

Se você divide o freezer com uma família grande ou colegas de quarto, etiquetar os produtos ajuda qualquer um a encontrar o que deseja — sem precisar ficar procurando o alimento com a porta aberta. Além disso, é mais fácil saber o que está acabando na hora de ir às compras no supermercado.

4. Congele os alimentos de forma plana

(Better Homes and Gardens/Reprodução)

Sobrou sopa no jantar? Coloque uma porção em saquinhos individuais, sele e congele na horizontal. Em seguida, empilhe os sacos ou alinhe-os em uma caixa. É uma forma fácil e visual de otimizar o espaço.

5. Livre-se das caixas

(Linsey Knerl/Reprodução)

As caixas são volumosas e ocupam um espaço valioso do freezer. Sempre que possível, retire o conteúdo da caixa e coloque-o em compartimentos. Se houver instruções de cozimento na caixa, corte-a e cole com fita no pacote plástico. Também vale escrever em etiquetas o nome do produto e a data de validade.

6. Remova as prateleiras

(Sarah Rae Smith/Reprodução)

Este congelador da foto acima é tão pequeno que nem veio com prateleiras, mas serviu de inspiração: sem divisórias, os produtos ficaram bem alinhados e organizados visualmente. Se você também tem pouco espaço no freezer, remova as prateleiras para otimizar o espaço e conseguir empilhar facilmente os alimentos.

7. Faça uma lista

(Get Buttoned Up/Reprodução)

Manter uma lista com tudo que há na sua geladeira pode ser impossível, já que os alimentos são repostos com frequência. Mas criar um controle para os produtos que entram e saem do seu freezer é uma tarefa mais fácil e que ajuda a monitorar o desperdício dos alimentos. Há diversos modelos de inventários grátis para download na internet, como este do blog Get Buttoned Up (em inglês) ou no Pinterest.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s