Saiba como limpar uma coifa de aço inox

Aprenda tudo sobre a limpeza de sua coifa e depois confira 30 modelos lindos da nova geração.

Por Eliana Medina, Lilian Anazetti e Simone Monteiro (assistente) Fotos: Luis Gomes (ambientes) e divulgação (produtos)

Uma limpeza regular é o que vai garantir a durabilidade e beleza de sua coifa de inox. Para ser protegida contra poeira e outros depósitos, a parte externa da peça deve ser limpa em média uma vez por semana, enquanto os filtros devem ser higienizados a cada três ou quatro frituras feitas, conforme indica Carla Bucher, gerente comercial da Falmec em São Paulo.

Para limpar os filtros internos da coifa, basta retirá-los, colocá-los de molho numa solução de água morna e detergente neutro e depois usar uma escova para remover os sedimentos. "Sempre sugiro fazer esse procedimento depois do jantar, assim as peças podem secar bem durante a noite, antes de serem recolocadas".

Água morna e sabão ou detergente neutro, com o auxílio de uma esponja macia, devem eliminar a maior parte das manchas e sujeiras da parte externa também. No caso de manchas persistentes, Carla recomenda a aplicação de produtos específicos para a limpeza do aço inox (como o Brilha Inox, da 3M, em forma de spray). Outras soluções, como a vaselina diluída ou a mistura de bicarbonato de sódio e álcool também são eficazes, mas devem ser usadas com cautela. "Dependendo da procedência, a vaselina pode manchar o material. Como o consumidor não tem prática, pode acabar errando a mão nas misturas e riscar a peça na aplicação", alerta.

Melhor mesmo é não deixar a sujeira acumular. A limpeza frequente garante a durabilidade da peça. "O aço inox forma naturalmente uma película de óxidos de cromo, que protege a superfície do material contra a corrosão", explica Arturo Chao Maceiras, diretor executivo do Núcleo Inox (Núcleo de Desenvolvimento Técnico Mercadológico do Aço Inoxidável). De acordo com ele, a película se refaz naturalmente com o contato com o oxigênio e a umidade, por isso é importante manter a peça sem sujeira.

Outro cuidado importante é evitar o uso de produtos que contenham cloro na fórmula. "O cloro é inimigo da maioria dos materiais metálicos, pois provoca corrosão. Além de presente em alguns tipos de detergentes, o cloro aparece na água sanitária e até mesmo na água corrente. Por isso é importante secar a peça com um pano macio após a limpeza para evitar manchas”, alerta Arturo. Além disso, deve-se evitar o contato com outros metais, como a palha de aço, e utilizar a esponja sempre no sentido do polimento original da peça (quando o acabamento for visível).

Curta o CASA.COM.BR no Facebook

-->