Júri escolhido pela organização do evento define os melhores ambientes de Casa Cor, Casa Kids e Casa Hotel em 10 categorias. Débora Aguiar leva dois prêmios.
Por Natália Garcia
Casa Cor São Paulo reservou uma novidade para os participantes em 2009: a eleição dos melhores ambientes em dez categorias. A arquiteta Débora Aguiar, responsável pelo Refúgio do Velejador, foi a grande premiada da noite: o espaço foi eleito como projeto mais sustentável e melhor ambiente de Casa Cor. Ao todo concorreram 124 ambientes, assinados por 180 profissionais, que juntos compõem o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina e a grande vitrine de profissionais e tendências do setor. Os dez espaços eleitos receberam uma placa e uma estatueta de Casa Cor e uma luminária da Phillips, patrocinadora da premiação. Foram 9 jurados, entre eles a diretora da revista CASA CLAUDIA Silvia Farias e a fundadora e presidente do Conselho do Green Building Council Brasil, Thassanee Warnick. O presidente da Casa Cor, Ângelo Derenze, ressaltou a emoção do Prêmio. "Daqui a dez anos, lembraremos essa noite", vibrou. Depois de conferir a lista dos vencedores abaixo, você pode navegar pela cobertura da Casa Cor 2009 no Casa.com.br.
Divulgação
Grande premiada da noite, a arquiteta Débora Aguiar se emocionou ao ser eleita autora do melhor ambiente de Casa Cor 2009 com o Refúgio do Velejador. O ambiente também ganhou o prêmio de Mais Sustentável.
Refúgio do Velejador. Projetado pela arquiteta Debora Aguiar, é o loft de lazer de um casal. Com 380 m² de área, conta com enormes panos de vidro que integram as alas internas à paisagem. Atemporal, a decoração privilegia os móveis assinados por designers brasileiros, como a chaise Rio, desenhada por Oscar Niemeyer na década de 70. No living, o destaque é a grande mesa de centro composta de três módulos: com tampo de colmeia de madeira nas extremidades e de laca no centro.
A arquiteta Mariana Albuquerque e o engenheiro Guilherme Ommundsen foram os premiados na categoria melhor projeto de iluminação com o restaurante Casa Cor.
Projetado pela arquiteta Mariana Albuquerque e pelo engenheiro Guilherme Ommundsen o restaurante Casa Cor foi premiado na categoria melhor projeto de iluminação.
O Restaurante Japonês, das arquitetas Ana Bartira Brancante e Daniela Mattos, foi eleito o melhor projeto de uso comercial na cerimônia dos Melhores de Casa Cor 2009.
Restaurante Japonês. As arquitetas Ana Bartira Brancante e Daniela Mattos tiraram partido de cores cítricas e peças contemporâneas para criar um espaço oriental de inspiração tropical. Adesivo com a figura de uma gueixa entre folhas e flores veste a parede do fundo e deixa tudo mais charmoso. Cercadas por cadeiras Charles Eames e por cadeiras Mademoiselle revestidas de algodão estampado, mesinhas Tulipa preenchem o salão.
Os designers Alessandro Jordão e Kiko Sobrino receberam o prêmio de projeto mais ousado de Casa Cor 2009, com a suíte de motel de Casa Hotel. O prêmio foi entregue pelo presidente executivo do Grupo Abril, Giancarlo Civita, e pelo jornalista da revista VEJA Álvaro Leme.
Os designers Kiko Sobrino e Alessandro Jordão procuraram fazer da Suíte do Motel, em Casa Hotel, um ambiente com fetiche de bom gosto. A cama de 4 m de comprimento, desenhada pela dupla e executada pela Castor, ganhou uma cabeceira de couro sintético com capitonê. As luminárias de teto são do designer alemão Ingo Maurer. Repare nos criados-mudos: duas gaiolas de metal com letreiros de Neon. Para ajudar nas performances, em frente à cama há uma pista de vidro iluminada por leds coloridos.
Paredes brancas clareiam o Quarto de Brincar criado pelo arquiteto Edson Lorenzzo para o Casa Kids - a alegria das cores fica por conta dos brinquedos e almofadas, da Coleção Ilhas Gregas da Futon & Home. Dividido em mezanino e térreo, o mesmo ambiente proporciona diversas atividades simultâneas.
O arquiteto e paisagista Marcelo Faisal recebeu o prêmio de Melhor Projeto de Paisagismo na Casa Cor 2009 pelo ambiente Praça do Viveiro. O prêmio foi entregue pelo presidente da Casa Cor, Ângelo Derenze e pelo fotógrafo Tucá Reines.
Praça do Viveiro. O jardim projetado pelo paisagista Marcelo Faisal para Casa Cor 2009 é estruturado como se fosse um viveiro. Por isso, a organização das espécies remete à dos canteiros de produção de mudas. Note como essa forma de plantio resulta numa beleza sutil e simétrica. Rigorosamente alinhadas, as palmeiras washingtonias garantem sombra. Os bancos acolhem quem deseja fazer uma pausa para contemplação.
Esse é o Oscar da decoração, declarou o empresário João Doria Jr., presidente do conselho CASA COR, durante a premiação que definiu os melhores ambientes de Casa Cor, Casa Kids e Casa Hotel, em 2009.
A premiação dos Melhores Ambientes de Casa Cor 2009 teve um time de dez jurados, composto por jornalistas, profissionais de marketing e de negócios do setor.