Continua após publicidade

Praça das Artes em São Paulo acumula prêmios

Conheça detalhes do projeto premiado da Praça das Artes em São Paulo.

Por Da redação
Atualizado em 20 dez 2016, 23h16 - Publicado em 16 jul 2014, 23h06
01-arquitetura

Escolhida da categoria Edifícios Culturais em 2013, a Praça das Artes, em São Paulo, coleciona troféus. Além do nosso, a obra de Marcos Cartum e do Brasil Arquitetura levou o da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) em 2012 e o inglês The Icon Awards 2014. Entenda algumas de suas qualidades

Implantação virtuosa

Chama a atenção a forma como o projeto deste centro de música e dança para os grupos do Theatro Municipal de São Paulo se insere numa área recortada do centro. “A relação entre os trechos descosturados, as condições preexistentes e os novos espaços foi muito feliz”, afirma a historiadora de arquitetura Rosa Artigas, do júri do ano passado.

Vão livre para todos

Continua após a publicidade

A construção de 28,5 mil m2 cria uma atmosfera pública de convivência ao abrir para o pedestre o térreo do edifício principal, de concreto aparente. A praça interliga três ruas do entorno. “Com a ideia de continuidade entre o vão livre e a praça, a obra faz, ainda, importante referência à cultura arquitetônica brasileira”, analisa a historiadora.

Respeito ao passado

Há um diálogo entre os prédios novos e os históricos reformados (não mais isolados) ao redor, caso do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (CDMSP), destacado delicadamente com a fachada branca. “Num equilíbrio sensível, os arquitetos nem ocultaram nem monumentalizaram os edifícios históricos”, explica Rosa.

Publicidade