Em vez de paredes, portas de correr no apartamento

Neste apartamento de apenas 75 m², no Rio de Janeiro, os painéis de marcenaria se abrem e fecham para transformar os espaços e fazer a área parecer maior.

Quando compraram este apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, os proprietários pretendiam usá-lo apenas nos fins de semana para curtir a praia, os programas culturais da cidade e receber os amigos cariocas. Mas o resultado da reforma agradou tanto que, apesar de o imóvel ter apenas 75 m², hoje eles passam quase toda a semana no local. Assinado pelos arquitetos Paula Neder e Alexandre Monteiro, o projeto abriu a cozinha e um dos quartos (que agora abriga a TV e recebe hóspedes) para a sala. Usamos portas de correr, pois os moradores faziam questão de poder fechar os ambientes, conta Alexandre. Quase todos os móveis do apartamento foram projetados sob medida, tirando partido de cada centímetro de área. A maioria das paredes de alvenaria acabou eliminada na reforma e, em troca, surgiram painéis de madeira e portas de correr, mais estreitos e fáceis de instalar. Também procuramos criar planos contínuos na marcenaria. Assim os ambientes parecem mais amplos, ensina o arquiteto. Um exemplo são os painéis com frisos da sala, que se fundem às portas de correr. Se você também quer aproveitar todos os espaços usando portas de correr, leia a reportagem Portas cheias de inspiração.

Divulgação
Entre a sala e o quarto de hóspedes, não há parede, apenas um painel fixo ...
Entre a sala e o quarto de hóspedes, não há parede, apenas um painel fixo e duas portas em L, que correm em trilhos embutidos no teto.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook

-->