Com aço na estrutura, construções ficam mais rápidas e evitam desperdício

Metal em construção. Apesar do preço alto, o investimento compensa: optando por esse método, evita-se o desperdício de materiais e ganha-se tempo.

Por Giovanny Gerolla e Marianne Wenzel

Hoje, o material supera os preconceitos. Para casas de praia, há aços especiais (patináveis, anticorrosivos, em ligas de zinco, cobre e ferro), tratados com tinta epóxi de alta resistência. Sem contar a proteção mais comum: a galvanização. À favor do metal também está sua capacidade total de reciclagem. “O fato de ser 100% reciclável associa o aço à sustentabilidade. Canteiros mais limpos, com menos consumo de água, e a utilização de mão de obra formal e qualificada também contam”, pondera Elaine Garrido Vazquez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Mas a produção em caldeiras, definitivamente, não é sustentável”, explica.

Divulgação
Neste projeto do escritório americano Chen + Suchart Studio em uma cidade do...
Neste projeto do escritório americano Chen + Suchart Studio em uma cidade do Arizona, a treliça metálica que conforma o primeiro andar repousa sobre as paredes de alvenaria do térreo. “Configuramos os fechamentos das paredes de maneira que as vigas e os pilares ficassem em evidência, afinal o morador é um engenheiro calculista”, explica o arquiteto Thamarit Suchart.
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook