Casas de novelas: curiosidades sobre os cenários

Você sonha com uma sala ou cozinha como aquelas que aparecem na televisão? Essa reportagem veio bem a calhar. Além de se inspirar com as sugestões dos cenógrafos, descubra como eles montaram os ambientes lindos da dramaturgia.

Por Silvia Regina

Você olha aquela sala linda da Irene, a personagem chique de Glória Menezes em A Favorita e fica sonhando em ter uma igual? Ou se encantava com a sala da Suzy (Maria Clara Gueiros) em Beleza Pura. Pois saiba que os cenógrafos também quebram a cabeça na hora de montar esses cenários. Eles passam dias e dias visitando lojas e batendo perna em diferentes bairros de São Paulo e Rio de Janeiro. Algumas vezes até precisam visitar cidades do interior atrás de raridades. Isso porque os ambientes têm que ter a cara dos personagens. A casa no meio da floresta do Augusto César (José Mayer) em A Favorita, por exemplo, tem tudo a ver com seu estilo de vida meio bicho grilo. Já o Daniel (Marcello Antony), de Ciranda de Pedra, é um homem que, apesar de viver nos anos 50, é antenado com as novidades. Por isso, sua casa apresenta móveis e objetos que estão à frente de seu tempo. Selecionamos 25 ambientes de novelas (da Globo e da Record) que fazem o maior sucesso na telinha para você saciar sua curiosidade e aproveitar as idéias para copiar em casa.

Divulgação
Morando numa vila operária, Catarina (Lilia Cabral), de
Morando numa vila operária, Catarina (Lilia Cabral), de A Favorita, faz o tipo dona de casa zelosa que, apesar de não possuir posses e de viver de forma sofrida por causa do marido um tanto estúpido, gosta de manter tudo em ordem. A sala possui um sofá já surrado, mas para disfarçar ele o cobre com uma manta de renda feita à mão. O material foi comprado pela equipe de cenografia em Minas Gerais. Para dar um ar mais aconchegante ao ambiente, foi colocada uma luminária antiga na mesa lateral. Todo o cenário foi garimpado em lojas de móveis usados de Jacarepaguá e de bairros da periferia carioca. Credito: TV GLOBO - Frederico Rozário
.
Fechar

Curta o CASA.COM.BR no Facebook