Continua após publicidade

Água solarizada: sintonize-se com as cores

Um dos recursos da cromoterapia é a água solarizada. Escolha o tom em função do que está sentindo e usufrua dos benefícios dela

Por Texto: Ana Sant'Anna e Keila Bis | Ilustração: Nathália Rossetti
Atualizado em 20 dez 2016, 15h28 - Publicado em 19 ago 2014, 18h13

Você já ouviu falar em água solarizada? “É uma forma de aplicar a cromoterapia: a ciência que estuda os efeitos da vibração da cor no organismo, trazendo resultados terapêuticos físicos, energéticos e emocionais”, explica a especialista Tania Terras, do Senac Santos. Como nas outras técnicas utilizadas no método, a água solarizada emprega as sete cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-claro, anil e violeta). A vantagem é que pode ser preparada facilmente por você mesmo. Basta encher um copo de vidro transparente com água filtrada, envolvê-lo em celofane – a cor do papel depende do seu estado físico e emocional (consulte a página ao lado) – e deixar o recipiente em contato com a luz natural por 15 minutos. “Não é necessário que o copo fique exposto ao sol, mas é fundamental embrulhá-lo com o celofane. O papel permite a transmissão das ondas cromáticas mesmo em dias nublados”, afirma Tania. Em determinados horários, a irradiação de raios em cores específicas é maior. Por isso, procure seguir os períodos certos de exposição. Depois, é só ingerir a água, em golinhos, até antes de dormir. Se você sair de casa, carregue o líquido numa garrafa de vidro transparente e beba aos pouquinhos. “A água deve ser consumida só no dia em que for preparada. E o tratamento não pode continuar depois que a emoção negativa passar”, diz a cromoterapeuta. Uma dica para potencializar os resultados: use uma peça do vestuário da mesma cor do celofane. Roupas escuras, ao contrário, podem neutralizar a terapia. “Afastar pensamentos negativos também faz toda a diferença no processo terapêutico. É fundamental que as pessoas reflitam sobre seus padrões mentais, de emoções e de atitudes. Mudanças positivas ajudam, e muito, no tratamento”, conclui.

agua-solarizada-sintonize-se-com-as-cores

Vermelho (das 12 h às 14 h)

Depois de uma decepção ou traição, costumamos fcar fechados para a vida. O vermelho nos ajuda a voltar a confar nas pessoas e abrir o coração para novas experiências, trocas e parcerias.

Laranja (das 10 h às 12 h ou das 17 h às 18h30)

Se estiver triste, desanimado, com pouca energia para os acontecimentos do dia a dia ou, trocando em miúdos, sem vontade de fazer nada, use o laranja. A cor traz alegria e revitalização emocional.

Continua após a publicidade

Amarelo (das 9 h às 10 h)

Desperta a criatividade, a inteligência, o raciocínio e a concentração. Por isso, o amarelo ajuda nos momentos de estudo, trabalho ou naqueles em que precisamos concluir tarefas importantes.

Verde (das 7 h às 9 h)

Cor da esperança, o verde estimula a saúde física, a realização dos sonhos e a amizade. Bom para auxiliar no tratamento de doenças e na concretização de desejos. Facilita também o entrosamento entre amigos.

Azul-claro (das 5 h às 7 h)

Continua após a publicidade

Para aqueles dias em que estamos estressados, ansiosos, preocupados, bravos e irritados, o azul-claro serve para acalmar, serenar os pensamentos e ainda atua como tranquilizante.

Anil (das 16 h às 17 h)

Promove a conexão com a nossa essência e nos ajuda a olhar para dentro de nós mesmos. O anil é ideal para quando estamos focados no mundo exterior e esquecemos do interior.

Violeta (das 14 h às 16 h)

Conhecida como a cor da espiritualidade, é indicada para os momentos em que queremos entrar em contato com Deus. Quando rezamos ou meditamos, o violeta nos conecta com o plano superior.

Publicidade