Casa Created with Sketch.

Organize sua rotina para limpar a casa em até 15 minutos

A blogueira Rafaela Oliveira dá dicas para planejar a limpeza de acordo com o tempo disponível, de 15 minutos a 1 hora por dia.

aprenda-limpar-ceramica-porcelanato-vidro

Você é daqueles que nunca tem tempo para a limpeza da casa? Deixa acumular tudo para o fim de semana e passa sábados e domingos escravo da faxina? Pois a blogueira Rafaela Oliveira, especialista em organização e autora do blog Organize sem Frescuras, criou roteiros para ajudar a planejar a limpeza, para quem dispõe de 15 minutos a 1 hora por dia.

Para começar, o ideal é reservar mesmo um tempinho todos os dias para a tarefa. “Fazer um pouco a cada dia é uma maneira eficiente de limpar sem ficar cansativo, e assim não acumular tarefas ao longo da semana”, explica Rafaela. Para ela, quem tem apenas 15 minutos por dia pode ter um ótimo resultado, apesar do tempo curto. “É preciso dedicar esses minutos para a limpeza sem se distrair com o telefone ou outras atividades. Foco é tudo para ter sucesso na limpeza em pouco tempo”, alerta.

Por isso planeje de antemão quais tarefas serão realizadas em cada dia. Assim é possível garantir que todos os ambientes serão contemplados e nenhuma ação importante vai ficar de fora. Pensando em uma casa pequena, Rafaela elaborou pequenos roteiros  para cada dia da semana para guiar a limpeza, de acordo com o tempo disponível. Mas ressalta que algumas tarefas básicas como arrumar a cama, lavar a louça e tirar o lixo devem ser feitas todos os dias, independentemente do tempo da limpeza! Confira os roteiros:

15 minutos

–       Dia 1: Tirar o pó dos móveis e objetos

–       Dia 2: Varrer a casa

–       Dia 3: Passar um pano úmido na casa

–       Dia 4: Limpar o banheiro (vaso e bancada) e a cozinha (bancada)

–       Dia 5: Organizar uma gaveta ou prateleira

30 minutos

Aqui a ideia é limpar um cômodo por dia:

–       Dia 1: Cozinha. Limpe pia e bancada, fogão, parte externa da geladeira e lave a lixeira.

–       Dia 2: Banheiro. Limpe pia, vaso, boxe, espelho, armário, lixo e piso.

–       Dia 3: Sala.  Tire o pó dos móveis, luminárias e objetos de decoração. Agrupe revistas, jornais e catálogos. Aspire sofá, cadeira e tapetes e limpe o chão.

–       Dia 4: Quarto.  Troque e lave a roupa de cama. Vire o colchão e aspire; limpe ou aspire a cabeceira. Limpe dentro dos armários e gavetas; lave pinceis de maquiagem com sabão neutro.

–       Dia 5: Área de serviço. Limpe o chão e coloque as roupas para lavar.

1 hora

–       Dia1: Troque a roupa de cama e coloque para lavar. Limpe o fogão e bancada da cozinha, varra e passe pano na cozinha e sala.

–       Dia 2: Lave a roupa. Tire pó do quarto e sala. Passe aspirador nos tapete e sofá.

–       Dia 3: Passe a roupa. Varra e passe pano no quarto. Passe aspirador no colchão.

–       Dia 4: Limpe a bancada da cozinha. Cheque a geladeira e despensa, descartando alimentos estragados e vencidos. Varra a casa.

–       Dia 5: Limpe a área de serviço e banheiro. Passe pano na cozinha e sala. Organize uma gaveta ou prateleira.

Além das tarefas diárias, reserve um dia por semana ou a cada 15 dias para uma faxina mais profunda, para limpar janelas ou o interior de armários e da geladeira, por exemplo. É importante adaptar os roteiros à necessidade da sua casa, claro. Observe quais são as tarefas mais importantes para a sua rotina e divida com os outros membros da família ou moradores da casa, assim ninguém fica sobrecarregado!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s