Casa Created with Sketch.

11 banheiros com o toque rústico e elegante do cinza

Não há limites para o cimento e o concreto, nem mesmo no banheiro. Confira ideias de como usar esses materiais para compor elementos ou revestimentos

As cerâmicas e as pedras costumam reinar absolutas nos banheiros. Mas saiba que elas não são a única opção. Dá para compor ambientes bonitos, aconchegantes, rústicos e modernos ao mesmo tempo, além de funcionais, empregando concreto nas estruturas e bancadas, e cimento queimado nos revestimentos. “O efeito vai depender sempre do repertório do usuário – para alguns dará uma cara industrial, para outros, rústica. Outros ainda vão enxergar um lado mais bruto, cru, e há ainda alguns projetos em que o concreto ficará como coadjuvante, numa atitude neutra, tendo outros elementos como influência mais dominante”, diz o arquiteto Gustavo Calazans, um dos precursores do aproveitamento do concreto aparente na decoração. Ele integra nossa galeria com um projeto em que vigas e pilares ficam à mostra.

Outros projetos aproveitam a versatilidade do cimento queimado, caso dos banheiros assinados por Túlio Xenofonte. “A vantagem do cimento queimado no banheiro é o fato de ser um material que pode revestir tudo, criando um conceito de ‘caixa’: piso, parede, teto, bancada, banheira…”, ressalta o arquiteto.

Em todos os casos, o que fala alto é o resultado estético, a relação custo-benefício e a praticidade de manutenção – sem juntas, não se cria limo nem infiltrações na área de banho. Há, claro, desafios também. Como o de executar cuidadosamente a elétrica e hidráulica, e dar acabamento em torno de válvulas e ralos antes da aplicação do cimento queimado, já que esse tipo de acabamento não permite correções, retoques e remendos. Com bom planejamento, dá para ter um banheiro de concreto sem dor de cabeça e com visual surpreendente. Confira!

mapadaobra

LEIA MAIS

Porcelanato com imitação de concreto: é tendência!

Saiba como aplicar a resina de efeito decorativo que protege portas e janelas

Conheça produtos eficazes para evitar a presença de umidades

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s