Continua após publicidade

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos

Ícone da hotelaria brasileira e patrimônio nacional

Por Redação
3 jul 2024, 13h00

Construído em 1934, essa joia em forma de hotel de luxo está situada na primeira rua do Brasil, no Centro Histórico de Salvador.

Originalmente chamado de Palace Hotel, o imponente edifício de oito andares, construído em uma esquina “pontuda” triangular, foi inspirado na arquitetura do Flatiron Building, o marco histórico de Nova York, EUA. 

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, entrada do hotel vista de fora
(LUXE LATAM/Divulgação)

Pelo lobby já passaram personalidades como Carmem Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda e Orson Welles. O cassino no primeiro andar foi um dos cenários da obra Dona Flor e Seus Dois Maridos, de Jorge Amado. Em outras palavras, esse era o local do momento da capital baiana.

Porém, desde o final dos anos 80, o hotel estava em declínio, eventualmente fechando suas portas até a empresa Fera Investimentos assumir a gestão e propor restaurar a tradição e sofisticação dos seus dias de ouro na década de 1930.

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, fachada do hotel
(LUXE LATAM/Divulgação)

O arquiteto Adam Kurdahl, do escritório Spol Architects, assinou o projeto que realça as características marcantes do edifício, preservando a autenticidade e originalidade do imóvel.

Importante pontuar que a fachada do hotel, composta por 230 adornos externos originais e 640 janelas de madeira maciça, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Continua após a publicidade
Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, lobby em estilo Art Déco
(LUXE LATAM/Divulgação)

Na reforma, foi essencial garantir que o interior do hotel mesclasse o Art Déco com aspectos baianos. Logo, na recepção, o hóspede se depara com o piso em mosaico preto e branco, imponentes lustres e impressionantes esculturas da artista plástica baiana Nádia Taquary

Suas peças são feitas com uma mistura de madeira, búzios, palhas, miçangas, pastilhas de coco, ouro, prata, conta e figas, exaltando a religiosidade afro-baiana, parte essencial da identidade de Salvador. Sua obra “Nós”, exposta no lobby, remete a uma lembrança que a artista tem de sua mãe, quando se hospedaram no Palace, há anos atrás.

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, balcão da recepção com papel de parede colorido
(LUXE LATAM/Divulgação)

O armário de correspondência do hotel, atrás do balcão da recepção, permanece o mesmo, como uma homenagem à história do lugar. 

O balcão do lobby bar foi decorado com pastilhas estilo anos 30 e tampo em latão envelhecido e a adega de 4 metros de altura tem capacidade para mais de 1.000 rótulos variados.  

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, restaurante com vasos de plantas altas
(LUXE LATAM/Divulgação)

O restaurante do hotel, Omí, tem conceito assinado pela premiada dupla de chefs baianos Fabrício Lemos e Lisiane Arouca. Com origem do vocabulário yorubá, a palavra Omí significa “água” e remete ao sentido de fecundidade, geração da vida. Grande parte dos insumos que dão vida aos pratos do Omí têm origem na própria Baía de Todos-os-Santos, trazendo o frescor dos alimentos direto para a mesa. 

Continua após a publicidade

Os andares e 81 quartos dispõem de designs distintos, com composições de móveis e cores diferenciadas, criando ambientes diversificados. Os pisos originais de taco de madeira e mármore foram recuperados, e os elementos como louças, metais e luminárias tem todo o charme e inspiração do estilo da época. 

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, suíte com bar todo espelhado
(LUXE LATAM/Divulgação)

Os quartos ainda contam com uma paleta de cores claras pasteis e ganharam móveis feitos a partir de materiais regionais – como o linho nas cortinas, sisal nos tapetes e algodão para o enxoval.  

Dezenas de fotos retratando a vida e a cultura baiana, pelo fotógrafo baiano Akira Cravo, no restaurante, corredores e apartamentos, inserem o hotel mais uma vez na cultura local.

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, sofá com almofadas, quarto com paredes rosas e obras posicionadas na parede
(LUXE LATAM/Divulgação)

“O Fera sempre mantém um diálogo próximo com a identidade da Bahia e não poderia ser diferente. Nosso propósito é valorizar ainda mais a cultura baiana e mostrar excelência no que oferecemos, algo que sempre esteve entre os propósitos de cada projeto que pensamos para o edifício”, comentou o CEO da Fera Hotéis, Antonio Mazzafera.

A cobertura oferece uma vista deslumbrante sobre a Baía de Todos os Santos. O Fera Lounge é o espaço perfeito para relaxar e desfrutar drinks e petiscos ao lado da piscina com borda infinita de 25 metros de comprimento, revestida em cerâmica esmaltada produzida artesanalmente.  

Continua após a publicidade
Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, lounge do terraço com sofás em azul
(LUXE LATAM/Divulgação)

À noite, os hóspedes podem desfrutar de um espetacular jantar ao pôr do sol no Restaurante Fera Rooftop, comandado pelos Chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem.   

Em 2023, o Fera Palace se tornou o primeiro hotel membro da Historic Hotels,  a prestigiosa coleção de mais de 360 propriedades históricas ao redor do mundo, acompanhado por outros ícones globais como Le Royal Monceau em Paris e The Hollywood Roosevelt em Los Angeles.

Fera Palace, hotel de luxo do Nordeste, comemora 90 anos. Projeto do escritório Spol Architects. Na foto, hotel visto de fora no fim da tarde
(LUXE LATAM/Divulgação)

“O Fera não é apenas um local de hospedagem, é um ambiente onde os visitantes mergulham na história do Brasil e da Bahia”, finalizou Antonio Mazzafera.

O hotel renasceu em 2017 e, este ano, comemora seu 90º aniversário. 

Confira mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade