Review TCL Multidoor: vlog de 1 mês da geladeira que vira freezer
Confira a review da TCL Multidoor, o refrigerador quatro portas da marca que conta com uma área personalizável que pode ser freezer ou geladeira

Se tem uma geladeira que parece um armário minimalista, certamente é esta aqui: a Geladeira Multidoor TCL é o novo modelo de refrigerador quatro portas da marca. Imediatamente depois de instala-la devidamente na cozinha, uma coisa me surpreendeu, apesar do tamanho grande (69 cm x 91 cm x 190,5 cm) ela é muito elegante e discreta e se encaixa bem no ambiente. Faz pouco mais de um mês de uso, vamos reunir as impressões por partes, cinco delas, em homenagem às 4 portas + conversion zone.
Design

Está vendo os puxadores? Não? Pois é! Eles ficam escondidos sobre as portas, o que confere esse visual uniforme e clean, que é elevado com o acabamento fosco, muito em alta nos metais esse ano. Talvez o único contra seja que, ao fechar, fiquem as marcas de dedos, pois acabamos empurrando as portas de volta. Mas o que é um pano úmido diante de um visual tão sleek?
O display no centro, também discreto, é o menu touch para regular as temperaturas. É simples de operar e ali é possível regular a temperatura de cada um dos compartimentos da geladeira individualmente, mas entraremos em detalhes adiante.
Armazenamento

O refrigerador é bastante espaçoso, comporta até 516 L e possui três prateleiras principais, além de três gavetas. Ele não é tão profundo quanto parece, então não se preocupe, vai dar para alcançar até mesmo o último pote ali no fundo da prateleira mais alta.
As gavetas são leves e de fácil abertura e cada uma delas é feita para itens específicos.
- Zona de de alta umidade: feita para manter níveis mais altos de umidade para frutas e legumes sensíveis, como melancia, uva, morango, kiwi, folhas verdes, brócolis, cenoura, pepino e abobrinha. Assim eles não ficam ressecados e deprimidos depois de alguns dias.
- Zona baixa umidade: feita para frutas e legumes que estragam com a umidade, como maçã, pêssegos, ameixas, abacate, frutas cítricas, etc.
- Zona zero: feita para armazenar carnes cruas, peixes e frutos do mar. Ali, a temperatura é mais baixa, entre -3°C a 0°C.
O ponto contra é que, como as duas gavetas inferiores são foscas, talvez você esqueça que guardou cebolas e batatas ali e elas brotem. Ou as tangerinas que você comprou fiquem esquecidas e mofem (não que isso tenha acontecido comigo).
As portas têm três prateleiras cada com alturas reguláveis. É bastante espaço para guardar caixas de leite, refrigerantes e os sachês avulsos de ketchup e mostarda que parecem se acumular em todas as geladeiras brasileiras. Porém, a trava da porta exige um pouco de força para abrir, então cuidado ao deixar garrafas de vidro soltas ali, elas podem tombar.
Freezer e conversion zone
O freezer é bem amplo e possui duas gavetas e uma prateleira deslizante, além de espaço para carnes e congelamento rápido. Ele também tem iluminação, algo que não tinha visto antes. Não 100% necessário, mas vai que você quer tomar um sorvete de madrugada, né? (Também não vindo de um relato pessoal)

O grande diferencial dessa geladeira, contudo, é a Conversion zone. Essa novidade, possível graças às 4 portas, é uma região que pode ser ou freezer ou geladeira, dependendo da necessidade! Basta regular a temperatura no painel de controle: a parte da geladeira varia entre 2℃ a 8℃, a do freezer é de -22℃ a -14℃ e a Conversion zone é de -20℃ até 5℃! Toda a regulação é feita no meu touch.
Vai dar uma festa e precisa de espaço de freezer a mais para as bebidas? Use a Conversion zone como freezer. Fez feira e precisa de lugares extras para colocar as verduras? Use como geladeira. Tudo isso com apenas alguns toques no display! É um recurso bastante inesperadamente útil, nunca tinha passado pela minha cabeça que um eletrodoméstico poderia ser flexível às minhas demandas daquela ou desta semana.
Detalhes e acabamentos
Como acabamentos, a geladeira atende bem às expectativas. As prateleiras são de vidro temperado, o que é muito mais higiênico do que plástico, afinal sempre acaba ficando algum resíduo por ali. Por serem de vidro, porém, elas são pesadas e são um pouco desajeitadas na hora de remover totalmente, para uma limpeza mais profunda.

Os porta-ovos são bem “magrinhos”. O fato de serem soltos é bom por um lado, porque você pode colocá-los onde couberem no arranjo de legos que são os muito potes que formam minha rotina alimentar, mas por outro lado, sentimos falta da segurança de estabilidade e temperatura apropriadas da gaveta.
A parte de gelo é um pouco confusa e talvez as forminhas clássicas sejam mais fáceis de encher novamente após o uso.

Uma pergunta que me veio à mente quando a geladeira chegou foi: onde vou pôr meus amados ímãs? Não queria estragar a vibe minimalista, mas eles são importantes para mim. Felizmente, a lateral da Multidoor é revestida de couro sintético, o que previne riscos, caso ela seja encaixada na marcenaria, e essa face é magnética. Pronto! Os ímãs vão ali, o look não é comprometido e eu posso olhar para meu minhas lembranças de viagem enquanto como.
Algo que notei também é que essa é uma geladeira muito silenciosa, graças à tecnologia Inverter. Nada mais de barulho de motor ligando e desligando com estalos de noite. Agora, quando escuto um “plac” no meio da noite, tenho certeza que é um fantasma, nada de culpar os eletrodomésticos.
Consumo energético
Apesar de maior que nossa geladeira anterior, ela não nos trouxe aumento na conta de luz. Essa é uma geladeira com tecnologia Inverter que ajuda na otimização do consumo energético, o que é muito relevante não só para o bolso mas também para a questão sustentável do produto.
Está disponível também um Modo férias, em que o refrigerador funciona num ritmo “hibernação”, suficiente para não deixar as coisas estragarem, mas sem a potência total de resfriamento. Esse aqui ainda não testei, mas posso voltar mais para o final do ano para contar.
O sensor de portas também é bem eficiente e apita caso elas fiquem abertas por mais de 60s. Às vezes nem dá tempo de terminar de guardar as coisas!
Conclusões
No geral, é um produto muito bom para quem precisa ou deseja uma geladeira espaçosa, mas não quer ficar refém do freezer gigante. A possibilidade de personalização de acordo com o momento do usuário é sem sombra de dúvidas o grande destaque, junto do design de luxo!
Quanto ao preço, ela está dentro da faixa do esperado para um refrigerador quatro portas desta categoria, que gira em torno dos 5 a 6k. Mas é possível encontrar promoções que deixam a peça muito vantajosa em relação às concorrentes.