Review: monitor Samsung te leva do Netflix ao Word sem ligar computador

Este novo conceito de monitor é a central multimídia que seu home office está precisando

Por Daniel Miyazato Atualizado em 8 Maio 2022, 22h11 - Publicado em 10 Maio 2022, 19h00
Mulher assiste a vídeo do celular com imagem espelhada no monitor Samsung M5.
Samsung/Divulgação

O home office se tornou uma realidade para muitos durante a pandemia. E esse parece ser um regime de trabalho que veio para ficar. Pensando nisso, a Samsung lançou o primeiro monitor smart do Brasil, o Samsung M5 24.  Um aparelho que se propõe a melhorar a experiência multimídia de quem trabalha e estuda em casa, mas também gosta de assistir uma seriezinha na hora do almoço. Ninguém é de ferro!

A Samsung enviou um exemplar do aparelho para a Redação dao Casa.com.br testar. Confira como foi nossa experiência:

Design intuitivo e prático

Monitor Samsung M5.
Samsung/Divulgação

A primeira coisa que impressiona antes mesmo de abrir a caixa é a leveza do produto. Com 24”, o M5 não é uma tela pequena, mas ainda assim não é pesado. O que facilita na instalação. O aparelho vem acompanhado por uma fonte de energia, um suporte e um controle remoto.

Monitor Samsung M5.
Samsung/Divulgação

O design do monitor é bem clean e neutro, podendo se integrar em qualquer ambiente. A parte de trás do aparelho guarda a entrada para a fonte de energia, duas entradas HDMI e uma entrada USB. Por meio desta, inclusive, é possível conectar um combo de teclado e mouse.

Parte de trás do monitor Samsung M5 24. Dois cabos HDMI e um cabo de força estão conectados a ele.
Samsung/Divulgação

Ao ligar o monitor, o usuário se depara com uma interface simples e intuitiva. O sistema operacional é o já tradicional Tizen, o mesmo que roda nas TVs Smart da Samsung desde 2015. Por meio da barra inferior, utilizando o controle remoto ou o celular, é muito fácil navegar entre os aplicativos e entradas do monitor.

Para trabalho e diversão

Homem trabalho em frente ao monitor Samsung M5 24.
Samsung/Divulgação

Netflix, Amazon Prime, HBO Go, Spotify, todos os serviços de streaming ficam à mão. Além disso, a maior vantagem deste sistema são as possibilidades de conectividade sem fio. É possível se conectar com PC ou Mac, Android ou Iphone, sem necessidade de cabos.

Continua após a publicidade

Detalhe da parte inferior do monitor Samsung M5 com o controle remoto.
Samsung/Divulgação

Outra vantagem é o Microsoft 365 já vir integrado, ou seja, dá para trabalhar seus documentos sem ter de acionar nem outro aparelho. E quem tem um celular Galaxy ainda pode utilizar o Samsung Dex, que deixa a interface do celular parecida com a de um desktop e projeta a tela no monitor. Desta forma, seu smartphone pode fazer as vezes de um computador!

Monitor Samsung M5 conectado a um notebook.
Samsung/Divulgação

Os únicos poréns que notamos nestes quesitos são que nem todo modo de conexão é fácil de realizar – ainda que o sistema mostre o passo-a passo de como fazer cada um deles. Fora isso, o Microsoft 365 apresenta um pouco de lentidão às vezes, assim como espelhamento da tela do celular, que gera um pequeno delay na imagem.

Detalhe da fina tela do monitor Samsung M5.
Samsung/Divulgação

Já a experiência de ver filmes e séries no M5 é muito satisfatória. A imagem full HD tem bom brilho e contraste, enquanto que os alto-falantes embutidos trazem um qualidade de som agradável. O LCD é do tipo IPS, ou seja, a tela não gera tanto reflexo e, além disso, tem um modo que filtra a luz azul, ideal para quem fica longas jornadas em frente a ela.

Claro que estamos falando de um monitor, não uma TV, logo trata-se de um aparelho que pensamos ser melhor aproveitado em ambientes pequenos.

Vale a pena?

Monitor Samsung M5 e controle remoto.
Samsung/Divulgação

“Com o aumento do trabalho remoto e também do ‘homeschooling’, o monitor passou a ser de toda a família e usado para múltiplas funções. Então, por que não adaptar o monitor como uma ferramenta apropriada para todas essas tarefas?” questiona Kauê Melo, diretor da divisão de B2B e monitores da Samsung Brasil, ao explicar a proposta do smart monitor.

De fato, o M5 atende a esta demanda. Funciona muito bem como tela principal ou secundária do home office e rapidamente pode se tornar uma central de entretenimento. Tudo isso integrado com outros dispositivos inteligentes. Nós da redação do Casa.com.br adoramos! E você, quando vai dar este upgrade no seu escritório?

Continua após a publicidade

Publicidade